Pensamentos Negativos Que Bloqueiam

08 pensamentos negativos que bloqueiam seu desenvolvimento nos estudos

(texto contribuição de Mario Nunes Analla )

Sabia que existem bloqueios em nossa mente que nos prejudica nos estudos? E se você não entender isso… acabará fracassando? Não adianta força de vontade se tiver esses bloqueios, uma hora você desiste ou você não consegue se desenvolver. Quando não se acredita, quando não se visualiza, que você pode alcançar algo, já é certo que fracassará. É a razão do fracasso simplesmente. Agora como saber se você também não está adotando esses pensamentos negativos e o quanto isso pode estar te bloqueado?

Vou adotar no aprendizado de inglês mas você pode aplicar em qualquer área de estudo.

Inglês é desnecessário – pensamento negativo #01

Já teve esse pensamento?

Existem inúmeras pesquisas comprovando os benefícios do idioma profissionalmente e mentalmente. Mas apesar de saber disso, muitos não levam a sério, nunca se dedicam com foco e objetividade, constância porque ainda cabeça “inglês não é importante” , “eu não preciso aprender” e “pra que vou utilizar isso na minha vida?”

Adultos são incapazes de aprender o idioma – pensamentos negativos #02

Existem estudos que demonstram a falácia desse tipo de pensamento. E é um pensamento tolo. Já que ninguém voltará a ser criança e precisa aprender inglês.

Pra que ficar pensando nisso?

Quantas pessoas aprenderam inglês depois de adultos? Muitas, certo?

Só é possível aprender indo para o exterior – pensamentos negativos #03

Ir para o exterior ajuda e muito. Porém não é a única opção.Ir para lá aprenderá inglês apenas com observação e prática, sabe quando observamos alguém fazer algo e entendemos?Ao observar e irá aprender e na tentativa erro aprenderá mais rápido. Perfeito. Mas é possível aprender um inglês fluente estando no Brasil. Aplique a mesma lógica de imersão no idioma,  em vez de situações reais busque áudios, vídeos, filmes, se envolva com o inglês de forma natural como se estivesse nos Estados Unidos. Repita, verifique os erros, é inclusive bastante possível falar com estrangeiros, aqui no Brasil, sério existem muitos sites a qual você pode treinar e testar seus conhecimentos no idioma.

PRECISO APRENDER GRAMÁTICA – pensamentos negativos #04

É possível aprender a falar corretamente sem necessitar de um livro de gramática. Se exponha ao idioma constantemente ao e observe padrões e decore-os.

“That had” “Should’ve been” “almost like”

São padrões gramaticais utilizadas em frases, cada uma delas tem uma explicação gramatical complexa mas basta você decorar as estruturas e os motivos que são usados que você estará falando corretamente sem necessariamente saber por quê. Quando aprendemos nossa língua mãe enquanto crianças por meio de exposição e repetição falamos corretamente por que decoramos essas estruturas gramaticais.

INGLÊS é um idioma muito chato e prefiro falar espanhol -pensamentos negativos #05

Há muitas pessoas dizendo isso, mas até que ponto isso é uma desmotivação por não estar conseguindo falar inglês? O espanhol é uma língua linda e que vale a pena ser aprendida, mas como o espanhol é possível se contentar mais rapidamente pela similaridade com o nosso idioma. Ou seja, foi apenas uma fuga do aprendizado do idioma inglês. Primeiro se você sabe que tem que aprender seu foco deve ser no inglês e esquecer outros idiomas até que você aprenda de verdade a falar o idioma. Porque senão corre o risco de você se tornar meia boca em ambos e ser mais um, porque todo mundo é meia boca no inglês, se for espanhol se dedique só ao espanhol até aprender e não só fingir que fala o idioma.

Minha pronúncia é horrível nunca consigo soar como um nativo em inglês -pensamentos negativos #06

Primeiramente você não será um nativo mesmo, o que você pode fazer é tornar o seu inglês mais natural, mais fluido. Uma das causas que você desenvolveu esse péssimo hábito de pronunciar errado é a forma de aprendizado. O inglês é uma academia que deve-se praticar e você só vai começar a falar corretamente o idioma quando você deixar de encarar o inglês como uma matéria analítica e de fato começar a praticar o idioma. Sim quando mais você falar e se corrigir mas você poderá falar corretamente, um bom exercício é tentar repetir diálogos das suas séries favoritas. Assim como os sotaques aqui no Brasil, do nordeste, da região sul todos são sotaques que são construídos fisicamente, ou seja, é musculatura de nossas bocas que produzem os sons diferenciados. Foi assim que cada pessoas de sotaque observava o ambiente sua volta aprendendo o idioma dos pais que já possuíam aquele sotaque. Assim você também deverá fazer não adianta ficar colocando a posição correta da língua na boca para tentar pronunciar corretamente é unicamente com treino que você desenvolverá essa parte física que é falar o idioma.

Só assim conseguirá falar bem portanto você só fala bem se praticar.

Não tenho tempo de estudar inglês -pensamentos negativos #07

É possível arrumar tempo de estudo. Se você trabalha em um serviço de 44 horas semanais, tem filhos para cuidar, e ainda tem que preparar a comida de casa. Você tem razão, você não tem tempo nenhum mesmo. Mas será que não é possível nessas tarefas que você está “ocupada” não estudar inglês? Você tem vários horários que pode utilizar alguma metodologia que não atrapalhe  seus afazeres. Por exemplo se você faz 20 minutos de carro até o destino de seu trabalho uma metodologia que ensina inglês com áudio funcionaria muito bem para você. Já pensou nisso? Se você tirar esse tempo que você está ocupada mas sua mente não, como lavar a louça, horário de almoço, retorno do trabalho, você pode tirar muito bem aí umas 1:30 de estudo com áudio.

Aprender o idioma é muito chato -pensamentos negativos #08

Não gostar de aprender uma nova língua, não há problema nisso, mas você percebe que precisa aprender o idioma para fins de carreira, é como um concurso público você não gosta de estudar mas para muitas pessoas aquilo é a solução é um sacrifício necessário. Mas o inglês ele pode ser encarado como uma abordagem sacrificadora sim, com bastante estudo e ter resultados mais rápidos. Mas é possível deixar o aprendizado divertido ciente que demoraria mais para aprender. Por exemplo assistir uma série favorita em inglês com legenda em inglês todos os dias. Mario mas eu não vou entender nada… Não importa esse simples exercício ao ser executado diariamente por no mínimo 6 meses será extremamente poderoso para você saber reconhecer os sons das palavras. Com isso fica mais fácil o aprendizado depois que se domina a audição e depois aprender os significados.

Conclusão

Existem inúmeros medos inconscientes que temos, que nos impedem de conquistar grandes coisas na nossa vida, aqui os meus e de algumas pessoas, mas todos se encaixaram em mim. Todos esses medos sem tirar e nem por. Pode parecer besteira e que isso na verdade não te ajuda. Mas ajuda esses pensamentos são muitos danosos em nossa vida, não só se tratando de aprender algo como um idioma. Mas em tudo. É como se você pensasse que fosse uma galinha mas na verdade é um gavião.  Acredite no seu potencial se você não acredita em si mesmo então você já perdeu é melhor nem começar.

 

3 ideias sobre “08 pensamentos negativos que bloqueiam seu desenvolvimento nos estudos”

  1. Sinceramente ,se a pessoa não estiver motivada, Ela nem consegue sair do lugar, a saúde mental é importante para qualquer estudo, gostei do seu artigo pois mostra que as pessoas não podem ter pensamentos negativos sobre si

Deixe uma resposta