9 dicas de como economizar dinheiro. A última é ótima.

economizar dinheiro 1
O sonho de quase todo mundo é poder viajar mais, poder abrir um negocio, comprar uma casa com piscina, realizar os mais diversos sonhos, aproveitar o melhor que a vida pode oferecer, possuir o suficiente para ter liberdade financeira e viver sem nenhuma necessidade.
Todos os estudiosos no ramo financeiro sabem que a riqueza vem do quanto se consegue guardar e não necessariamente do quanto se ganha. Se você pesquisar vai descobrir muita gente que ganhou muito e perder tudo, outros, mesmo tendo renda mensal muito maior do que seria necessário para viver bem, vivem administrando dívidas.

Quanto mais cedo você aprender como economizar dinheiro, melhor.

Existem forças psicológicas que tomam as decisões em relação ao dinheiro e não temos controle imediato sobre elas. Se eu lhe perguntasse quanto é a sua renda, você responderia ou pensaria no valor de imediato sem precisar raciocinar. Mas se eu lhe perguntar qual o resultado de 37 + 388 +458, você teria que pensar para encontrar o resultado. Um dos segredos para economizar dinheiro é sempre que alguma coisa mexer com o seu bolso, não importa se é um valor grande ou pequeno, não deixe a mente tomar a decisão automaticamente. Pare e pense, faça a mente raciocinar, faça cálculos.
Preparamos 9 dicas que ajudaram você a economizar dinheiro. Repita a leitura por diversas vezes, assim elas ficaram gravadas no subconsciente e sempre que alguém tentar mexer em seu bolso, essas verdades virão à memoria para auxiliar você a se defender das armadilhas do consumo.

Dicas de como economizar dinheiro.

1- Esqueça o valor total da sua renda, ela já esta quase toda comprometida, conte apenas com o que tem disponível no orçamento. (baixe planilha de gastos mensais)Grave na memoria somente o valor disponível.
2- Lembre-se que uma criança enjoa de um novo brinquedo em poucos minutos. Os adultos também perdem o interesse quando algo não é mais novidade. Então, qual seria o custo beneficio desse gasto, se você logo perderá o interesse?
3- calcule o custo de oportunidade, sempre que for comprar algo. O quanto você esta deixando de ter daqui alguns anos se optar pela compra e não economizar dinheiro?
4-Pense se você realmente precisa comprar aquilo, ou esta comprando por impulso de emoção? O mercado é especialista em persuadir seu cerebro para fazê-lo comprar.
5- Sempre deixe para amanhã o que pode gastar hoje. Dê um tempo para pensar melhor.
Na maioria das vezes, percebemos que não necessitamos daquilo e temos outras prioridades mais importantes.
6-Faça o calculo do custo efetivo total, não apenas se aquela prestação cabe no seu bolso. Qualquer financiamento possui outros custos que não são revelados.
7- Dinheiro sempre vale mais do que objetos de consumo. O que vale mais para você? Um objeto que você pagou 20 mil ou este valor no bolso disponível para qualquer oportunidade de negocio?
8- não ignore os pequenos valores. Grandes somas são feitas de pequenos valores acumulados durante um determinado tempo.
9- Tenha sempre em mente que é ótimo ter dinheiro, então, porque você daria o seu para o vendedor ou para o dono de uma empresa?
Se você gostou de nossas dicas de como economizar dinheiro, se inscreva para receber educação financeira em casa. Sempre temos ótimas novidades sobre finanças.


E-MAIL


 

TAGS: dicas de Como economizar dinheiro, educação financeira, finanças pessoais, sugertão de livros, planilhas gastos

Imagens: pixabay.com

2 ideias sobre “9 dicas de como economizar dinheiro. A última é ótima.”

    1. É mesmo Jose Renato. O dinheiro no bolso ou disponível é melhor do que muitos bens de consumo. Que tal uma viagem incrível gastando somente os juros do que você tiver guardado? E a liberdade de ir em qualquer lugar em qualquer dia?
      Obrigado pelo cometário.
      um abraço!

Deixe uma resposta