O PODER DOS QUIETOS

O PODER DOS QUIETOS
O PODER DOS QUIETOS

  Se você é quieto ou introvertido e até hoje achava que tinha um defeito! conheça agora o poder dos quietos!

Como escolhemos amigos, iniciamos conversas, escolhemos nossa profissão, resolvemos diferenças, demonstramos amor; tudo faz parte de nossa personalidade que pode ser extrovertida ou introvertida ou um pouco de cada. O norte ou o sul do temperamento humano é onde cada um se localiza no aspecto introversão – extroversão.
Qual dessas características de nosso temperamento que levam ao sucesso, ao fracasso? Qual delas é mais importante em uma organização? Qual delas tem mais chances de transformar o mundo? O que é mais desejável, participar de todas as atividades da escola, ou tirar as melhores notas e passar entes no vestibular?
A resposta pode ser qualquer uma, depende de sua personalidade. Os que experimentaram notas baixas, mas aproveitaram toda socialização que o período ofereceu podem sentir falta das notas, enquanto outros podem estar felizes com as notas, mas sentindo falta do traquejo social que deixaram nas experiências não vividas naquele mesmo momento.
Os autores de livros de auto ajuda sabem aproveitar esses pontos de nossa personalidade e transforma-las em gritos de libertação. Embora o livro O poder dos quietos conforme a autora descreve, não se enquadra no estilo auto ajuda, sabemos que grande parte das pessoas que buscam auto ajuda são descritos nesse livro. Auto ajuda nada é do que a busca de aprimoramento pessoal que todos nós buscamos constantemente o aprimoramento espiritual, intelectual e emocionalmente.
Depois de ler este livro, você vai mudar seu conceito

sobre introvertidos. Susan Cain a autora, uma introvertida que passou alguns anos pesquisando sobre as características da personalidade humana, confirmando que o culto a personalidade fala mais alto do que o culto ao caráter. Nossa cultura é muito claro a valorização da extroversão, um mercado de milhões de dólares movimentado por livros de auto ajuda, palestras motivacionais, vídeos, cursos, áudio confirmam a teoria. Tudo é preparado para transforma você ou para dizer como deve ser nossa personalidade. O mercado de culto a personalidade grita:
liberte o poder interior
“fuja das inibições”
“Apenas faça”
Sinta o gosto do sucesso”
Enquanto personagens que preferem a busca interior criam coisas longe dos palcos e holofotes da vida:
“Google”
“ Microsoft”
“Facebook,”
“Pixar,”
“Teoria da gravidade”
“ Teoria da relatividade”
“ Lei de Moore”
“ Herry Potter”
“ Peter Pan”
“Revolução dos bichos”
“ O gato de chapéu”
“A lista de chindler”
“E.T.”

Um precisa se recarregar de energia pura, no meio de atividades e pessoas, outro precisa recarregar estando só. O que determina o temperamento que é a base da personalidade segundo a autora, pode ser o destino, a genética ou a combinação das duas coisas. E na tentativa de superar a genética ou o destino é que entra a auto ajuda, a busca de conhecer a si mesmo e de se encontrar nesse mundo que não para de falar.
Do começo ao fim do livro tentamos encontrar o resultado da pesquisa da Susan, torcendo para que concluísse que a personalidade que temos seja a mais promissora e mais desejável, mas o que sentimos ao final da leitura é que esse não é uma competição entre dois tipos de pessoas, ao contrario, as duas se completam.

“O encontro entre duas personalidades é como o contato entre duas substancias químicas; se houver alguma reação, ambas são transformadas. –Carl Jung

Se os autores de produtos de auto ajuda conseguissem eliminar uma das personalidades, seja ela introvertida ou extrovertida, perderíamos alguns desses atributos:
Atributos de pessoa Introvertida- reflexivo, cerebral, nerd, despretensioso, sensível, pensativo, sério, contemplativo, sutil, introspectivo, interiorizado, gentil, calmo, modesto, solitário, suscetível.
Atributos de pessoa extrovertido- entusiástico, expansivo, sociável, gregário, excitável, dominante, assertivo, ativo, destemido, relaxado, ousado, confortável sob holofotes.
Essas categorias são amplas, identificando apenas uma ou outra em cada pessoa, mas a soma delas é que faz um conjunto perfeito da soma de todas as qualidades humanas.
O livro O poder dos Quietos de Susan Cain faz com que os introvertido repensem a forma que se veem, aceitem sua personalidade como verdadeiras qualidades e não defeitos que a cultura do ideal tenta pregar ou que os livros de auto ajuda tentam eliminar.
A liderança não tem relação com a extroversão ou introversão, o livro mostra grandes exemplos de lideres que transformaram vidas mesmo falando pouco.
O amor é essencial, já a sociabilidade é opcional, o segredo da vida é colocar a si mesmo sob a luz certa. Para alguns são os holofotes da Broadway; para outros, uma escrivaninha iluminada; nas palavras da autora, esse é o país das maravilhas.
Não existe a melhor e a pior; todos nós temos qualidades que sem elas o mundo seria incompleto. Este livro tem o poder de mudar a forma que as pessoas se veem e que enxergam os outros, antes de tentar muda-los, por que não aproveitar os talentos e qualidades de cada um.

Comprar o livro o poder dos quietos: Livraria saraiva

Livro: O poder dos quietos
Autora: Susan Cain
Paginas: 334
Editora: Agir

TAGS: Opoder dos quietos, comprar o livro o poder dos quietos, livros, introvertido, personalidade, Arquétipo.

 

Deixe uma resposta