Como definir e alcançar objetivos financeiros

 OBJETIVOS FINANCEIROS 2

Você sabe como atingir seus objetivos financeiros? Sabe como atingir a tão sonhada liberdade financeira? Ter geradores de renda que garanta a entrada de dinheiro todos os dias em sua conta? Antes de começar a descobrir um mundo de infinitas possibilidades financeiras, temos que saber quais são nossos objetivos financeiros.

O que são objetivos financeiros

Objetivos financeiros são aqueles desejos que estão sempre na sua cabeça, mas que você nunca coloca no papel. Objetivos financeiros são as coisas que queremos ter na vida material, que vai desde ter uma esteira para malhar, Hugh! ninguém quer isso! Até uma casa em um lindo lugar acompanhada de uma carteira milionária de investimentos.

Forma errada de definir objetivos financeiros

“Ganhar mais dinheiro” ou “ter mais dinheiro” não é um objetivo claro e não motiva ninguém a trabalhar por ele.

Imagine você levantando às 6 horas da manhã, pegar seu carro ou pegar o ônibus e ir trabalhar todos os dias somente por um objetivo; “ganhar mais dinheiro”. Ter um trabalho que talvez não seja tudo aquilo que você sonhou, ter um chefe que não entende suas ideias e vive pegando no seu pé, chegar no final do mês e ver que o salario que recebeu não dá para pagar todas as contas. E repetir todos os dias a mesma rotina, só para ter mais dinheiro.

Ter mais dinheiro é também um objetivo muito vago, porque se você achar 5 centavos no chão, você já terá atingido o objetivo de ter mais dinheiro. Se você receber um aumento de 10 centavos, também terá atingido seu objetivo de ganhar mais dinheiro. Esta é a forma errada de definir objetivos, eles devem ser mais claros, desafiadores e motivadores.

Forma correta de criar objetivos financeiros

Objetivo financeiro deve ser algo motivador, que faça você levantar de manhã bem cedo com muita vontade de trabalhar por eles.

Ter uma casa grande, ter uma carteira de investimentos milionária, proporcionar o melhor estudo para seus filhos, criar um negocio próprio. Esses são exemplos de objetivos claros e motivadores.

Então quando temos objetivos claros e que sejam motivadores, nossos sentimentos mudam. Mudando nossos sentimentos, nossas atitudes e ações serão diferentes também e o resultado também será diferente.

Objetivos devem ter prazos

Os objetos devem ter prazo para serem atingidos. Um ano, dois, dez, vinte e trinta anos. Quando temos prazos para atingir, nossa mente trabalha para mostrar e atrair oportunidades.

Ter objetivos  financeiros de longo prazo nos dá um motivo a mais para viver, para cuidar da saúde e das finanças. Saber o que queremos daqui a 30 anos e saber que podemos começar a trabalhar neles desde agora é uma tremenda motivação para viver mais.

Você esta preparado para conhecer um lugar de infinitas possibilidades?

objetivos financeiros

Um lugar onde podemos tudo. Que podemos falar com o criador de todas as coisas, que podemos nos tornar co-criadores. Podemos provocar a felicidade e também a tristeza, podemos gerar riquezas infinitas, mas também a pobreza. Podemos viver o  melhor da vida, mas podemos viver como escravos de dividas e sentimos destruidores. Podemos andar por meio dos sonhos e voar entre nuvens e pássaros. Podemos correr junto aos cavalos selvagens, ou sentar e meditar sobre um monte enquanto observamos a beleza do horizonte. Podemos mergulhar no infinito ou apenas contemplar e aceitar o finito ou a cerca que nos limita. Podemos correr sobre o mar, sobre florestas e flores, mas podemos nos afogar com uma pequena gota de orvalho que desceu durante a noite para regar a terra. Podemos nos orgulhar ou nos envergonhar. Podemos criar ou destruir. Podemos viver na infinita possibilidade ou nos render as nossas convicções e viver limitado por elas.

A escolha é de cada um. Escolher viver o melhor, viver na infinita possibilidade ou ficar criando coisas que não valem a pena. O lugar de infinitas possibilidades é a sua mente.

Presos por cercas em um universo infinito

A forma que olhamos o mundo, define qual será o nosso  resultado financeiro. Durante a infância, recebemos milhões de “nãos” e isso vai criando limites em nossa mente. O lugar de infinitas possibilidades torna-se um lugar de possibilidades limitadas

Quando éramos crianças, tínhamos curiosidades de descobrir  como tudo funciona.  A proteção da família e da sociedade fez com que nossa mente ficasse limitada, como as oportunidades fossem somente o que estamos vendo com nossos olhos.

Por isso não criamos objetivos financeiros e ficamos esperando pelas coisas sem agir em consonância com o que queremos.

O dinheiro está na mente

Temos que mudar a forma de olhar para as possibilidades, imaginar o máximo que queremos, sem colocar limites. Aquela vozinha interior sempre vai tentar nos lembrar dos nossos limites mentais, mas se você deixar de dar atenção para ela, com o tempo ela se convence de que podemos muito mais. Podemos mudar de assunto naquele monologo interno que temos.

O dinheiro está na mente. Quem consegue entender isso, muda completamente seus resultados financeiros. O nível de riqueza de cada um, esta na proporção que entende o quanto é capaz de atrair e fazer.



Melhor  forma de atingir objetivos financeiros

objetivos no papel

  • Crie um objetivo financeiro. (Estratégia SMART)Se não sabemos para onde queremos ir, vamos andando conforme o vento sopra. Vivemos nos objetivos dos outros. Trabalhamos por objetivos que não são nossos. Crie um objetivo claro, como “quero ter uma linda casa em um condomínio fechado, aonde meus filhos tenham segurança e possam brincar com liberdade”.
  • Peça com congruência. Pedir uma coisa e pensar ao contrario ou em algo que não condiz com o teu objetivo, é ser Incongruente. Isso afasta oportunidades. Peça, pense, fale e imagine de acordo com o que você quer. Seja congruente.
  • Imagine seu objetivo já sendo seu. Entre na casa, escolha a cor da casa, entre nos quartos, vá até o jardim, converse com a portaria do condomínio. Imagine que essa casa já é sua.
  • Agradeça. Agradecer é uma forma poderosa de conseguir mais do que você já esta recebendo. Agradeça sempre por todo e qualquer resultado que você já recebeu e por aqueles que estão a caminho.

Um modelo de pensamento congruente com o que você quer

A infinita sabedoria de Deus está a minha disposição, sei que todos os meus objetivos já existem e estão a caminho. Peço com fé porque sei que todo o universo se move para me entregar o que eu quero. Sou grato!

Exemplos de objetivos financeiros

  1. Comprar uma casa grande e em um lugar lindo;
  2. Comprar um carro novo;
  3. Proporcionar o melhor estudo, nas melhores escolas para meu filho;
  4. Ter uma carteira de investimento milionária;
  5. Viajar e conhecer o mundo;
  6. Abrir meu próprio negócio;
  7. Pagar a melhor faculdade para meu filho;
  8. Deixar um legado financeiro para meus filhos e netos;
  9. Se livrar das dividas e começar a economizar dinheiro;
  10. Ter uma rica aposentadoria, com saúde;

 

Colocando seus objetivos no papel

Coloque seus objetivos e metas financeiros no papel. Relembre todos os dias.

Se preferir pode seguir o exemplo abaixo:


Meus objetivos financeiros

 Objetivos para 1 ano:

  • dobrar minha renda.

Objetivos 5 anos:

  • comprar uma casa em um lindo lugar dentro de um condomínio fechado.

Objetivos para 10 anos:

  • ter 10 imóveis gerando renda passiva todos os meses

 Outra forma mais completa de como colocar no papel seus objetivos:

O que eu quero: dobrar minha renda.

Quando: 01 ano

Onde: na mesma empresa e mesma cidade.

Como (Estratégia para atingir): fazer um curso de especialização na minha área. Começar a fazer inglês. Oferecer consultoria pela web, etc.


Para finalizar…

É bom lembrar que, quando sabemos aonde queremos ir, o vento sopra a favor, o universo se move para nos atender e nossa mente começa a ver coisas que antes não via.

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”. Sêneca

Este post representa a ideia do autor


Imagens: Pixabay

TAGS: objetivos financeiros, PNL Dinheiro, Programação neurolinguística, objetivos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: