Como eliminar palavras negativas do seu vocabulário

  Muitas palavras negativas são pronunciadas de forma inconsciente e geram limitações e medos. Elas aparecem disfarçadas dentro de frases que as pessoas afirmam em seu dia a dia sem perceber que estão  repetindo-as frequentemente. Essas afirmações formam padrões de pensamentos negativos que se transformam em crenças que limitam o seu potencial.
A parte subconsciente da mente capta estas declarações e desenvolve sentimentos de medo, impotência, limitação e barreiras imaginárias.

PUBLICIDADE

Palavras negativas se transformam em padrões de pensamento

Fazendo um exercício de programação neurolinguística PNL para percepção de meus padrões de pensamentos e palavras,  percebi que a palavra medo se repetia . Havia um padrão de afirmação negativa dentro da minha linguística. Sabia que essa linguagem influenciava meu inconsciente gerando limitação e medo. Fiz um exercício de reprogramação e eliminei esta palavra negativa dos pensamentos e das conversas do meu dia a dia. Fazendo isso a sensação de medo e insegurança foram substituídas por coragem e autoconfiança.

Exercício para descobrir padrões de pensamentos negativos

Para descobrir padrões de pensamentos negativos, você pode fazer o seguinte exercício que é ensinado nos cursos de Practitioner em PNL. Durante o dia você para o que esta fazendo e por alguns instantes anota o que esteve pensando nas ultimas horas. Escreva as palavras negativas que você utilizou em suas conversas e em seus pensamentos. Depois de alguns dias junte estas anotações e destaque as palavras e afirmações que mais se repetiram. Este exercício revela seus padrões de pensamento e crenças limitantes.

Palavras negativas são faladas inconscientemente

Veja alguns exemplos de afirmações que diminuem o potencial das pessoas. São palavras negativas que são repetidas em muitas conversas e que são gravadas pelo inconsciente.

Observe as frases negativas retiradas da conversa entre dois amigos:

-Nunca fizemos nada parecido João, meu medo é que este projeto não dê certo,
-Nem me fale Pedro, não consigo gravar a matéria da apresentação, tenho uma péssima memoria.
Eu não consigo nem me lembrar do nome do cliente que vem para a reunião.
-É muito difícil, não consigo ficar calmo. Já tentei de tudo.
Tenho medo de ficar sem meu emprego. Esse cliente é muito importante para a empresa e acho que não consigo fazer uma boa apresentação.
-Também estou com medo, não consigo nem imaginar. Já pensou se eu falhar nesta apresentação.
-O pior é que esse medo está me atrapalhando. Se este negócio não der certo e a empresa não conseguir o cliente! Estarei fora do projeto ou até da empresa.

Como eliminar palavras negativas do seu vocabulário

Para eliminar do seu vocabulário essas declarações de impotência, primeiro você tem que descobrir quais palavras fazem parte do seu vocabulários e dos seu padrões de pensamentos. Descobrindo quais são elas, você pode utilizar da linguística para substitui-las por palavras positivas. Com a relação em mãos depois de ter feito o exercício de descoberta dos padrões ensinado neste post, risque cada uma delas e escreva uma declaração positiva. Repita essas declarações positivas até tomarem o espaço que estava sendo utilizado pela linguagem negativa.

Exemplo de frase negativa que você deve riscar do vocabulário

Tenho medo de… faça declarações positivas do tipo: “ eu tenho coragem de enfrentar qualquer desafio”, eu confio em mim e no Deus que está em mim”.  Crie suas próprias afirmações positivas e veja também mais declarações no Post
importantes declarações para mente”. Depois de algumas repetições, sempre que você for falar essas palavras negativas novamente, seu cérebro vai avisa-lo do novo padrão e conscientemente você vai evitar aquela afirmação até que seu cérebro jogue isso para o automático (inconsciente)
Depois de um tempo, refaça o exercício para descobrir seus novos padrões de pensamentos.

Seja o primeiro a compartilhar com seus amigos essa ideia.
TAGS: palavras negativas, PNL, Programação neurolinguística, dicas de PNL, Citações de livros, Metáforas

Deixe uma resposta