Gatilhos mentais poderosos- Neuromarketing e PNL para comunicação

Gatilhos mentais poderosos- Neuromarketing e PNL para comunicação

Os Gatilhos mentais são amplamente utilizados pelos profissionais em neuromarketing para convencer você a consumir. Conhecendo essa poderosa técnica, Você pode utilizar a seu favor para aumentar as vendas dos seus produtos, como também  utilizar para proteção das suas  finanças.

Richard Thaler, Norte americano de 72 anos ganhou em 2017 o premio Nobel de Economia  por unir economia  e psicologia. Segundo seus estudos grande parte das decisões de consumo não são racionais. Ele mesmo brincou em uma entrevista que gastaria o premio  de US$ 1,1 milhão tão irracionalmente quanto possível.

Segundo Gonçalves (2013), um estudo feito pela marca alemã Gruppe Nymphenberg, concluiu que mais de 50% de todas as decisões de compra são tomadas de forma inconscientes.

 

Gatilhos mentais são utilizados em neuromarketing

Segundo Philip Kotler, os Profissionais de marketing precisam identificar as ansiedades e desejos dos consumidores e, então, almejar suas mentes, corações e espíritos.

Os gatilhos mentais não servem apenas para persuadir e gerar vendas. Mas contribuem para melhorar da comunicação e até  para sensibilizar para causas nobres.

 

O que é gatilho mental

Os gatilhos mentais são palavras que  acessam  o cérebro emocional, disparando estado emocionais que provocam respostas automáticas do cérebro, muitas vezes de forma inconsciente. O cérebro reage a estímulos e os gatilhos são palavras e situações que carregam um condicionamento da forma de  “estímulo resposta“. São palavras que geram confiança e distraem a parte do cérebro racional.




Gatilhos mentais para reações distintas

Existem palavras que geram sentimentos diferentes para cada grupo de pessoa. Por exemplo, a palavra “antigo”. Para um jovem, acostumado com as novidades da tecnologia, esta palavra não gera um sentimento agradável. Ativa lembranças de algo velho e ultrapassado. Mas para um colecionador, a palavra “antigo” é um gatilho mental capaz de acelerar-lhe o coração. O poder das palavras é muito utilizado nessa técnica.
Os gatilho mentais apresentados neste post, trazem algum sentimento em quase todas as pessoas. São gatilhos mais populares e são mais utilizados por provocarem o mesmo efeito em quase todas as pessoas. Por isso a maioria dos autores que escrevem sobre gatilhos mentais ou o poder da persuasão, repetem estes mesmos gatilhos.

Persuasão emocional

O neuromarketing vende para o cérebro emocional das pessoas e não para a razão. O racional do indivíduo deve estar distraído para que o emocional tome a decisão. Principalmente a decisão de comprar.
Nosso cérebro possui a parte chamada “Sistema límbico” (cérebro emocional). Ele é responsável pelas emoções, enquanto o neocórtex (cérebro racional) é responsável pela razão.

Teste para despertar o cérebro racionalgatilhos mentais 3

Experimente colocar em sua carteira um pequeno cartão ou colar um papel em seu cartão de crédito com um lembrete: “Eu realmente preciso comprar isso?” Toda vez que você estiver em estado de transe em frente a um vendedor, na frente da tela do seu computador ou Smartphone e algum sentimento estiver tomado conta da sua mente, você pega seu cartão para finalizar a compra e se depara com a frase. Pronto você está salvo. Ao pensar na frase seu sistema racional, entra em ação, não permitindo que o sistema límbico(emoção) tome a decisão sozinho.

Os gatilhos mentais mais conhecidos

1. Escassez – frequentemente ouvimos palavras que remetem à escassez. Este produto está no fim, este produto é o último, só tem mais este. Colecionadores pagam milhões por peças que são escassas. Um produto que foi produzido em pequena escala, pode valer milhões para algumas pessoas.

2. Porque – a palavra porque apresenta um motivo para a pessoa agir. Falar para um estranho: “me empresta um dinheiro?” Pode soar até como um pedido mal educado. Mas se o mesmo pedido for acompanhado do motivo “porque” esqueci minha carteira e preciso completar minha passagem, tem muita mais chances de sucesso. Com essa explicação seguindo o “porque”, não só aumentaria as chances de sucesso como muitos em volta também poderiam sentir-se sensibilizados a ajuda-lo.

 

3. Autoridade – você prefere ouvir alguém que não conhece sobre um determinado assunto de seu interesse, ou prefere ouvir um Expert no assunto? Quem tem conhecimento e consegue passar para os outros, cria autoridade momentânea. Não precisa de um cargo, um titulo, um uniforme para que o vejam como uma autoridade no assunto. Costumamos ouvir autoridades, seguir autoridades e como aprendemos desde cedo, obedecer autoridades.

4. Aprovação Social – quem não gosta de ser aceito na sociedade, na família, no trabalho e na roda de amigos? Os jovens são os mais influenciáveis por este gatilho. Quase todos querem estar na roda de amigos, estar na moda, usar o último modelo de celular, ter o melhor carro da turma, impressionar a galera.

5. Fácil – você compraria um curso o qual diz em sua explicação: Este curso é difícil, mas com esforço, você conseguirá. Opa! Ninguém aqui quer fazer esforço. Mas o mesmo curso se for apresentado como: muito fácil! Você vai aprender rápido. É muito simples de aprender esse segredo. Estes gatilhos seriam a diferença no sucesso daquele curso.

 Segredo! Um dos gatilhos mais utilizados

6. Segredo – Todos gostam de um segredo. Então quanto mais secreto for o assunto que você vai falar ou formula que você está vendendo, muito mais curiosos vai atrair. Basta observar a quantidade de produtos que são vendidos os quais possuem a palavra segredo ou fórmula.

7. Curiosidade – Despertar a curiosidade é um gatilho mental poderoso. Se você ouvir alguém cochichar algo, por exemplo, e deixou escapar uma palavra que lhe interessa, você vai tentar se aproximar o máximo de quem está falando, vai se distrair de tudo o que está fazendo para tentar ouvir o que estão cochichando. Pode-se criar curiosidade com várias palavras e também com a palavra curiosidade que largamente utilizada nas publicações da web. Uma imagem com alguém cochichando e deixando escapar “ não deixe que ninguém saiba!” vai despertar a curiosidade. Uma imagem estranha como um sofá  de ponta cabeça também vai disparar o gatilho da curiosidade.

8. Fórmula – assim como a palavra segredo, a palavra fórmula é responsável por grandes sucessos de vendas. Basta lembrar o sucesso que o livro “O Segredo fez em seu lançamento, talvez se tivessem utilizado a palavra “a Fórmula” também despertaria muito interesse”. Afinal quem não gosta de uma formula pronta para fazer algo?

9. Novidade – ninguém gosta de ficar de fora, de não pertencer, de não saber das coisas. A palavra novidade é um gatinho mental muito poderoso, largamente utilizado em campanhas de marketing. Saber das novidades é como estar a frente, atualizado, moderno, saber das coisas que estão acontecendo.

Mais gatilhos mentais

  • Urgência;
  • Reciprocidade;
  • Afeição;
  • Antecipação;
  • Relação Dor x Prazer;
  • Descaso;
  • Compromisso;
  • Coerência;
  • Escolhido;
  • História;
  •  Simplicidade;
  • Referência;
  •  Inimigo Comum;
  •  Surpresa;
  • Exclusividade;
  • Você;
  • Método comprovado;
  • Descobrir;
  • Potencial de faturamento;
  • Bastante atenção;
  • Acessível para você;
  • Totalmente do zero;
  • muito lucrativo;
  • Espaço curto de tempo;
  • Lucratividade;
  • Tanto retorno;;
  • Aplicar esse método;
  • Relevante;
  • útil;
  • Evitar de passar por todos os processos;
  • Potencial de uma ideia;
  • Esse método;
  • Método comprovado;
  • Viabiliar seu negocio
  • Agora;
  • Abundância de ideias;
  • Forma simples;
  • Realmente simples;
  • Milhares de vendas;

 

TAGS: PNL, Programação neurolinguística, o que é gatilho mental, persuasão, o poder das palavras,  ancora mental, ancoragem.

1 comentário sobre “Gatilhos mentais poderosos- Neuromarketing e PNL para comunicação

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