Gatilhos mentais poderosos- Neuromarketing e PNL para vendas


Os Gatilhos mentais são amplamente utilizados pelos profissionais em neuromarketing para persuadir a mente e criar consumo. Conhecendo essa poderosa técnica, podemos utilizar em nosso favor para aumentar as vendas dos nossos produtos, como também  utilizar para proteção das nossas finanças.

Segundo Gonçalves (2013), um estudo feito pela marca alemã Gruppe Nymphenberg, concluiu que mais de 50% de todas as decisões de compra são tomadas de forma inconscientes.

Gatilhos mentais são utilizados em neuromarketing

Segundo Philip Kotler, os Profissionais de marketing precisam identificar as ansiedades e desejos dos consumidores e, então, almejar suas mentes, corações e espíritos.

Os gatilhos mentais não servem apenas para persuadir e gerar vendas. Mas contribuem para melhorar da comunicação e até  para sensibilizar para causas nobres.




O que é gatilho mentalgatilhos mentais 5

Os gatilhos mentais são palavras que  acessam  o cérebro emocional, disparando estado emocionais que provocam respostas automáticas do cérebro, muitas vezes de forma inconsciente. O cérebro reage a estímulos e os gatilhos são palavras e situações que carregam um condicionamento da forma de  “estímulo resposta“.

Gatilhos mentais para reações distintas

Existem palavras que geram sentimentos diferentes para cada grupo de pessoa. Por exemplo, a palavra “antigo”. Para um jovem, acostumado com as novidades da tecnologia, esta palavra não gera um sentimento agradável. Ativa lembranças de algo velho e ultrapassado. Mas para um colecionador, a palavra “antigo” é um gatilho mental capaz de acelera-lhe o coração. O poder das palavras é muito utilizado nessa técnica.
Os gatilho mentais apresentados neste post, trazem algum sentimento em quase todas as pessoas. São gatilhos mais populares e são mais utilizados por provocarem o mesmo efeito em quase todas as pessoas. Por isso a maioria dos autores que escrevem sobre gatilhos mentais ou o poder da persuasão, repetem estes mesmos gatilhos.

Persuasão emocional

O neuromarketing vende para o cérebro emocional das pessoas e não para a razão. O racional do individuo deve estar distraído para que o emocional tome a decisão. Principalmente a decisão de comprar.
Nosso cérebro possui a parte chamada “Sistema límbico” (cérebro emocional). Ele é responsável pelas emoções do indivíduo. Enquanto o neocórtex (cérebro racional) é responsável pela razão.

Teste para despertar o cérebro racionalgatilhos mentais 3

Experimente colocar em sua carteira um pequeno cartão ou colar um papel em seu cartão de credito com um lembrete: “Eu realmente preciso comprar isso?” Toda vez que você estiver em estado de transe em frente a um vendedor, na frente da tela do seu computador ou Smartphone e algum sentimento estiver tomado conta da sua mente, você pega seu cartão para finalizar a compra e se depara com a frase. Pronto você esta salvo. Ao pensar na frase seu sistema racional, entra em ação, não permitindo que o sistema límbico(emoção) tome a decisão sozinho.

Os gatilhos mentais mais conhecidos

gatilhos mentais 4

1. Escassez – frequentemente ouvimos palavras que remetem à escassez. Este produto está no fim, este produto é o último, só tem mais esse. Colecionadores pagam milhões por peças que são escassas. Um produto que foi produzido em pequena escala, pode valer milhões para algumas pessoas.

2. Porque – a palavra porque apresenta um motivo para a pessoa agir. Falar para um estranho: “me empresta um dinheiro?” Pode soar até como um pedido mal educado. Mas se o mesmo pedido for acompanhado do motivo “porque” esqueci minha carteira e preciso completar minha passagem, tem muita mais chances de sucesso. Com essa explicação seguindo o “porque”, não só aumentaria as chances de sucesso como muitos em volta também poderiam sentir-se sensibilizados a ajuda-lo.


3. Autoridade – você prefere ouvir alguém que não conhece sobre um determinado assunto de seu interesse, ou prefere ouvir um Expert no assunto? Quem tem conhecimento e consegue passar para os outros, cria autoridade momentânea. Não precisa de um cargo, um titulo, um uniforme para que o vejam como uma autoridade no assunto. Costumamos ouvir autoridades, seguir autoridades e como aprendemos desde cedo, obedecer autoridades.

4. Aprovação Social – quem não gosta de ser aceito na sociedade, na família, no trabalho e na roda de amigos? Os jovens são os mais influenciáveis por este gatilho. Quase todos querem estar na roda de amigos, estar na moda, usar o último modelo de celular, ter o melhor carro da turma, impressionar a galera.

5. Fácil – você compraria um curso o qual diz em sua explicação: Este curso é difícil, mas com esforço, você conseguirá. Opa! Ninguém aqui quer fazer esforço. Mas o mesmo curso se for apresentado como: muito fácil! Você vai aprender rápido. É muito simples de aprender esse segredo. Estes gatilhos seriam a diferença no sucesso daquele curso.

 Segredo! Um dos gatilhos mais utilizados

6. Segredo – Todos gostam de um segredo. Então quanto mais secreto for o assunto que você vai falar ou formula que você está vendendo, muito mais curiosos vai atrair. Basta observar a quantidade de produtos que são vendidos os quais possuem a palavra segredo ou fórmula.

7. Curiosidade – Despertar a curiosidade é um gatilho mental poderoso. Se você ouvir alguém cochichar algo, por exemplo, e deixou escapar uma palavra que lhe interessa, você vai tentar se aproximar o máximo de quem está falando, vai se distrair de tudo o que está fazendo para tentar ouvir o que estão cochichando. Pode-se criar curiosidade com várias palavras e também com a palavra curiosidade que largamente utilizada nas publicações da web. Uma imagem com alguém cochichando e deixando escapar “ não deixe que ninguém saiba!” vai despertar a curiosidade. Uma imagem estranha como um sofá  de ponta cabeça também vai disparar o gatilho da curiosidade.

8. Fórmula – assim como a palavra segredo, a palavra fórmula é responsável por grandes sucessos de vendas. Basta lembrar o sucesso que o livro “O Segredo fez em seu lançamento, talvez se tivessem utilizado a palavra “a Fórmula” também despertaria muito interesse”. Afinal quem não gosta de uma formula pronta para fazer algo?

9. Novidade – ninguém gosta de ficar de fora, de não pertencer, de não saber das coisas. A palavra novidade é um gatinho mental muito poderoso, largamente utilizado em campanhas de marketing. Saber das novidades é como estar a frente, atualizado, moderno, saber das coisas que estão acontecendo.

Mais gatilhos mentais

10. Urgência;
11. Reciprocidade;
12. Afeição;
13. Antecipação;
14. Relação Dor x Prazer;
15. Descaso;
16. Compromisso;
17. Coerência;
18. Escolhido;
19. História;
20. Simplicidade;
21. Referência;
22. Inimigo Comum;
23. Surpresa
24. Exclusividade.

 

 

 

 

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