gatilhos mentais

Gatilhos mentais


Gatilhos mentais
 são palavras que ativam sentimentos, acessam  o cérebro emocional (sistema límbico) e provocam
uma resposta automática do cérebro de forma inconsciente. São muito utilizadas em técnicas de persuasão.

Segundo Philip Kotler, os Profissionais de marketing precisam identificar as ansiedades e desejos dos consumidores e, então, almejar suas mentes, corações e espíritos.

Os gatilhos mentais não servem apenas para persuadir. Mas contribuem para melhorar a comunicação e até  para sensibilizar para uma causa nobre.
ATENÇÃO: Muitos dos gatilhos mentais apresentados aqui, são vendidos como segredos para persuadir e multiplicar vendas.



O que é gatilho mental

Os gatilhos mentais são palavras que ativam sentimentos já pré estabelecidos. Existem palavras que geram sentimentos gatilhos mentais 5diferentes para cada pessoa. Por exemplo, a palavra “antigo”. Para um jovem, acostumado com as novidades da tecnologia, esta palavra não gera um sentimento agradável. Essa palavra ativa lembranças de algo velho e ultrapassado. Mas para um colecionador, a palavra “antigo” é um gatilho mental capaz de acelera-lhe o coração. O poder das palavras é usado para conseguir que você coloque a mão na carteira.
Os gatilho mentais apresentados, trazem algum sentimento em quase todas as pessoas. São gatilhos mais populares e são mais utilizados por provocarem o mesmo efeito em quase todas as pessoas. Por isso a maioria dos autores que escrevem sobre gatilhos mentais ou o poder da persuasão, repetem estes mesmos gatilhos que vamos apresentar logo abaixo.

Persuasão emocional

O neuromarketing vende para a emoção das pessoas e não para a razão. O racional do individuo deve estar distraído para que o emocional tome a decisão. Principalmente a decisão de comprar.
Nosso cérebro possui a parte chamada “Sistema límbico” (cérebro emocional), é o que sente, enquanto o neucórtex (cérebro racional) é responsável pela razão. Em técnicas de persuasão busca-se distrair a razão e falar para o emocional.

Segundo Gonçalves (2013), um estudo feito pela marca alemã Gruppe Nymphenberg, concluiu que mais de 50% de todas as decisões de compra são tomadas de forma inconscientes.

Teste para despertar o cérebro racional
Experimente colocar em sua carteira um pequeno cartão ou colar um papel em seu cartão de gatilhos mentais 3credito com um lembrete: “Eu realmente preciso comprar isso?”Toda vez que você estiver em estado de transe em frente a um vendedor, na frente da tela do seu computador ou Smartphone e algum sentimento estiver tomado conta da sua mente, você pega seu cartão para finalizar a compra e se depara com a frase. Pronto você esta salvo. Ao pensar na frase seu sistema racional, entra em ação, não permitindo que o sistema límbico(emoção) tome a decisão sozinho.

Os gatilhos mentais mais conhecidos

gatilhos mentais 4A seguir daremos alguns dos gatilhos mentais mais conhecidos.

1. Escassez – frequentemente ouvimos palavras que remetem à escassez. Este produto está no fim, este produto é o último, só tem mais esse. Colecionadores pagam milhões por peças que são escassas. Um produto que foi produzido em pequena escala, pode valer milhões para algumas pessoas.

2. Porque – a palavra porque apresenta um motivo para a pessoa agir. Falar para um estranho: “me empresta um dinheiro?” Pode soar até como um pedido mal educado. Mas se o mesmo pedido for acompanhado do motivo “porque” esqueci minha carteira e preciso completar minha passagem, tem muita mais chances de sucesso. Com essa explicação seguindo o “porque”, não só aumentaria as chances de sucesso como muitos em volta também poderiam sentir-se sensibilizados a ajuda-lo.

3. Autoridade – você prefere ouvir alguém que não conhece sobre um determinado assunto de seu interesse, ou prefere ouvir um Expert no assunto? Quem tem conhecimento e consegue passar para os outros, cria autoridade momentânea. Não precisa de um cargo, um titulo, um uniforme para que o vejam como uma autoridade no assunto. Costumamos ouvir autoridades, seguir autoridades e como aprendemos desde cedo, obedecer autoridades.

4. Aprovação Social – quem não gosta de ser aceito na sociedade, na família, no trabalho e na roda de amigos? Os jovens são os mais influenciáveis por este gatilho. Quase todos querem estar na roda de amigos, estar na moda, usar o último modelo de celular, ter o melhor carro da turma, impressionar a galera.

5. Fácil – você compraria um curso o qual diz em sua explicação: Este curso é difícil, mas com esforço, você conseguirá. Opa! Ninguém aqui quer fazer esforço. Mas o mesmo curso se for apresentado como: muito fácil! Você vai aprender rápido. É muito simples de aprender esse segredo. Estes gatilhos seriam a diferença no sucesso daquele curso.

6. Segredo – Todos gostam de um segredo. Então quanto mais secreto for o assunto que você vai falar ou formula que você está vendendo, muito mais curiosos vai atrair. Basta observar a quantidade de produtos que são vendidos os quais possuem a palavra segredo ou fórmula.

7. Curiosidade – Despertar a curiosidade é um gatilho mental poderoso. Se você ouvir alguém cochichar algo, por exemplo, e deixou escapar uma palavra que lhe interessa, você vai tentar se aproximar o máximo de quem está falando, vai se distrair de tudo o que está fazendo para tentar ouvir o que estão cochichando. Pode-se criar curiosidade com várias palavras e também com a palavra curiosidade que largamente utilizada nas publicações da web. Uma imagem com alguém cochichando e deixando escapar “ não deixe que ninguém saiba!” vai despertar a curiosidade. Uma imagem estranha como um sofá  de ponta cabeça também vai disparar o gatilho da curiosidade.

8. Fórmula – assim como a palavra segredo, a palavra fórmula é responsável por grandes sucessos de vendas. Basta lembrar o sucesso que o livro “O Segredo fez em seu lançamento, talvez se tivessem utilizado a palavra “a Fórmula” também despertaria muito interesse”. Afinal quem não gosta de uma formula pronta para fazer algo?

9. Novidade – ninguém gosta de ficar de fora, de não pertencer, de não saber das coisas. A palavra novidade é um gatinho mental muito poderoso, largamente utilizado em campanhas de marketing. Saber das novidades é como estar a frente, atualizado, moderno, saber das coisas que estão acontecendo.

Mais gatilhos mentais

gatilho mental 1
10. Urgência;
11. Reciprocidade;
12. Afeição;
13. Antecipação;
14. Relação Dor x Prazer;
15. Descaso;
16. Compromisso;
17. Coerência;
18. Escolhido;
19. História;
20. Simplicidade;
21. Referência;
22. Inimigo Comum;
23. Surpresa
24. Exclusividade.

 

 

 

 

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