Glossário PNL

A – B – C –  D –  E –  F  – G  – H –  I –  J – K –  L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U  – V – W – X – Z

A

    • Âncora na PNL – É um estímulo voluntário ou involuntário que provoca uma resposta automática do cérebro ou estado um mental. Exemplo: Um semáforo no vermelho, dispara uma âncora que você deve parar. Isso ocorre automaticamente, porque seu cérebro já possui essa ancora gravada. Podemos criar muitas outras para disparar estados de empoderamento e de felicidade. (Veja mais no Post: técnica da ancoragem um recurso poderoso)
    • Ancoragem  – um processo utilizado em PNL (programação Neurolinguística) para criar âncoras na mente que disparam reações e estados excelentes.
    • Ancorar – estímulo criado externamente para provocar estados internos de poder, alegria, coragem, confiança, etc.
    • Arquétipos – É a primeira imagem de alguma coisa.  Os arquétipos da Morte, do Herói, do Fora de Lei são exemplos de algumas figuras que todos nós temos no imaginário desde criança. Independente de onde fomos criados, do país que vivemos e das nossas religiões e crenças. Essas imagens são muito parecidas para todos. Saiba MAIS: O que é arquétipo?




  • Arquétipos da personalidade – Segundo Angeles Arrien, os quatro arquétipos da personalidade eram tradições de povos indígenas. Povos próximos da natureza. Acreditavam que eram espíritos que dirigiam a personalidade e as ações humanas. Baseado na crença que as quatro funções básicas da existência era “lutar”, “curar”, “criar” e ‘educar”. Assim, segundo a teoria, os quatro arquétipos eram o Guerreiro, O curandor, o sábio e o visionário.
  • Associado – Sentir-se dentro de uma experiência, como se estivesse vivendo a situação
  • Auditivo – uma pessoa auditiva é a pessoa que prefere o sentido auditivo (ouvir e falar) para relacionar-se com a vida e o mundo. Referente a audição.
  • Auto-modelagem –  A modelagem em PNL (programação Neurolinguística) refere-se a estudar e copiar estados cognitivos excelentes para atingir resultados similares. A auto-modelagem é modelar  os seu próprios estados de excelência. Modelagem é como ter uma massa de modelar nas mãos. Comparativamente, sua estrutura cognitiva é a massa de modelar na auto-modelagem

A – B – C –  D –  E –  F  –  – H –  –  J – K –  L – M – N – O – – Q – R – S – T – U  – V – W – X – Z


TAGS: Glossário PNL, programação neurolinguística. Termos de PNL, técnicas de PNL, palavras da PNL (programação Neurolinguística), Exercícios de PNL.

%d blogueiros gostam disto: