Arquivo da tag: metafora

Parábola da Vaquinha de leite empurrada no precipício

 Em uma vila distante, havia uma família muito pobre que morava em um pequeno sitio. Viviam em uma casa humilde, e a única forma de sustento era uma vaquinha de leite. Todas as manhãs, o filho e o pai se dirigiam até a pequena estrebaria e ordenhavam a vaquinha Continue lendo Parábola da Vaquinha de leite empurrada no precipício

Metáfora o comandante afunda o navio

Um exército foi destacado para ir a uma ilha recuperá-la de bárbaros que haviam invadido e escravizado o povo daquele lugar. Desembarcando do navio e se depararam com homens fortes e amedrontadores. lutaram, lutaram e  desistiram.


Retornaram para avisar o rei que não havia possibilidade de recuperar a ilha. Eram homens muito fortes e preparados para a luta. Não havia como vencê-los, diziam os comandantes.

Então foi preparado novos pelotões de soldados e enviado com mais armas e canhões. Retornaram em poucos dias derrotados. Relatavam que não havia como vencê-los. Os bárbaros eram muito preparadas e sem medo da luta.

Um terceiro navio foi enviado com mais homens e retornou também com seu exercito derrotado.

O rei chamou então um velho comandante de guerra que nunca havia perdido a frente de um exército. O velho, já com pouca força para a luta se apresentou para o trabalho e para aquele que parecia ser a sua última batalha.

O rei deu-lhe o posto de comando do navio e disponibilizou um exército de guerreiros para que fossem novamente para a ilha.

Chegando a ilha e desembarcando seu exército, o comandante, botou fogo no navio e o afundou.

Aqueles homens, não tinham mais como retroceder perante o inimigo, tiveram que lutar pela própria sobrevivência e assim venceram os bárbaros e libertaram o povo.

 

 

TAGS: Metáforas curtas, PNL, Programação Neurolinguística, Parábolas.

Imagens: Pixabay