Arquivo da tag: Programação neurolinguística

O que é PNL – Programação neurolinguística

É o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano e como ele comunica isso para a sua vida, seu corpo e para o mundo. O estudo do mundo interior e como isso é comunicado através de seu pensamento, crenças e comportamentos.  Um assunto fantástico, cativante que oferece resultados fantásticos e imediatos.

Richard Bandler, criador da PNL juntamente com John Grinder , definiu a Programação neurolinguística  como “um processo educacional sobre como usar melhor no cérebro”.

   Segundo Robert Dilts, PNL é  qualquer coisa que funcione.   A PNL não estuda o que esta dando errado, para depois oferecer diagnósticos, ela estuda o que dá certo e pode ser replicado por qualquer pessoas.  É a experiência subjetiva, o mundo interior do individuo, ou aquilo que se acredita e pratica que traz os resultados desejados em qualquer área.


Para Joseph O´Connor autor do livro “Manual de programação Neurolinguística”, a PNL estuda como estruturamos nosso experiência subjetiva e como construímos nosso mundo interno a partir de nossa experiência e lhe damos significado. Nós atribuímos significado em todos os eventos, assim, a PNL estuda a experiência pelo lado de dentro.

Outra definição dada por Richard Bandler, “a PNL, é o estudo da estrutura da experiência subjetiva, o que pode ser deduzido e aprendido porque  todo o comportamento tem uma estrutura.

“O que parecia mágica e inexplicável, tinha com frequência uma estrutura profunda (um padrão) que iluminada poderia ser entendida e praticada.”(Livro estrutura da magia – Richard Bandler)

O que significa a sigla PNL – programação neurolinguística

o que é PNL - programação neurolinguísitica

 A sigla PNL significa Programação neurolinguística:

  • P= programação – como sequenciamos nossas ações para alcançarmos metas;
  • N = Neurologia – A mente e como pensamos;
  • L= linguística – como utilizamos a linguagem e como isso afeta nossa vida em todas as áreas. (Connor,2014)

Programação neurolinguística

  • A nova tecnologia mental para o desenvolvimento pessoal.
  • Conjunto de ferramentas para resultados extremamente eficientes e rápidos.
  • Ferramentas mentais para resultados altamente positivos.
  • Comunicação de excelência.
  • Estuda como organizamos o que percebemos através dos nossos sentidos.
  • A PNL estuda os programas (padrões) criados pela interação entre o cérebro (neuro), a linguagem (linguística) e o corpo (Fisiologia).

Quem são os criadores da PNL

 A PNL foi criada por  Richard Bandler, e John Grinder, no inicio dos anos 70 na universidade da Califórnia (EUA). Eles iniciaram seus estudos com uma técnica chamada de modelagem, a qual se copia a estrutura de modelos de  comportamentos e crenças a partir daqueles que atingiram o sucesso. Identifica-se padrões verbais e não verbais modelando como um padrão que pode ser transferido para outros. Começaram estudando os padrões  da linguagem e técnica os quatro grandes terapeutas da época e que atingiram extraordinários resultados com seus pacientes. Os Estudados foram Dr. Milton Erickson (médico  psiquiatra e hipnoterapeuta), Virginia Satir (terapeuta familiar), Gregory Bateson (antropólogo especialista em cibernética) e Fritz Perls (pai da gestalterapia)

O que é PNL: Pressupostoso que é PNL 4

As pressuposições da PNL são princípios sobre os quais se fundamentam a sua aplicação.  São eles:

  • “O mapa não é o território” ou “As pessoas respondem à sua interpretação da realidade, não à realidade em si”. Ou seja, a realidade que você vê, é a sua interpretação do mundo, não é necessariamente ou inteiramente verdadeiro, ou a melhor interpretação. Outras pessoas verão o território de formas diferentes, devido aos filtros mentais que eles carregam. Esses filtros fazem com que cada pessoas geralmente perceba a realidade (território) de uma forma diferente. Alguns mapas de mundo podem ser melhores do que outros e direcionam para uma realidade ou um resultado melhor. Mas todos tem seu próprio mapa de mundo.  Segundo Connor, A PNL é a arte de mudar esses mapas para que tenhamos maior liberdade de ação.
  • Ter uma escolha é melhor do que não ter nenhuma. Quanto maior o desenvolvimento e conhecimento de uma pessoa, mais opções de escolhas ela terá. Os mapas mais amplos e ricos de escolhas, oferecem maior efetividade. Quando um individuo possui uma crença limitante (filtro mental), por exemplo, essa crença lhe mostrará apenas um caminho. Alterando essa crença limitante por uma fortalecedora ou libertadora,  ele terá vários escolhas e caminhos a sua frente.
  • As pessoas fazem a melhor escolha que podem no momento. Uma pessoa sempre fará a melhor escolha que possui, dentro de seu mapa de mundo. Por pior que seja a atitude daquela pessoa, aquela era a melhor escolha, para ele naquele momento. Considerando o mapa de mundo dele, e não do seu mapa ou do restante da sociedade. Ofereça-lhe uma escolha melhor, um mapa melhor, e ele seguirá.
  • As pessoas funcionam perfeitamente. Todos possuem  potencialmente  os recursos que necessitam para agir de forma eficaz. Conforme Connor, estamos executando nossas estratégias com perfeição, mas as estratégias podem ser mal projetadas e ineficazes. Descubra como você e os outros funcionam, para que uma estratégia possa ser modificada para algo mais útil e desejável.
  • Todas as ações têm um propósito. Você sempre está em busca de realizar algo desejável, mesmo que isso seja inconsciente. As coisas que as pessoas fazem não são aleatórias e sem propósito.
  • Todo comportamento possui intenção positiva. O que as pessoas fazem sempre possui uma intenção positiva ou um propósito positivo. Buscam sempre se beneficiar de alguma forma. Quando o individuo tem uma melhor escolha que atenderá a sua intenção positiva, ele a seguirá.
  • Já temos todos os recursos de que necessitamos ou então podemos criá-los.
  • Mente e corpo formam um sistema. São expressões diferentes da mesma pessoa.
  • A mente inconsciente contrabalança a consciente; ela não é maliciosa.
  • O significado da comunicação não é simplesmente aquilo que você pretende, mas também a resposta que obtém.
  • Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência.
  • Processamos todas as informações através de nossos sentidos.
  • Se quiser compreender, aja.

Mais definiçoes do que é a PNL?

Para ajudar a entender o que é PNL, descrevemos 7 definições sobre a Programação neurolinguística;

  1. A PNL (programação neurolinguística) é  qualquer coisa que funcione. (Robert  Dilts)
  2. A PNL estuda talento e qualidade – como organizações e indivíduos excelentes obtêm seus resultados excelentes. Os métodos podem ser ensinados a outros para que eles também possam obter a mesma classe de resultados. (Joseph O´Connor)
  3. PNL é uma estratégia de aprendizagem acelerada para a detecção e utilização de padrões no mundo. ( John Grinder)
  4. PNL é a epistemologia de retonarmos àquilo que perdemos – um estado de graça. (John Grinder )
  5. PNL é uma atitude e uma metodologia, que deixa um rastro de técnicas. (Richard Bandler)
  6. PNL é o estudo sistêmico da comunicação humana.  (Alix Von Uhde)
  7. Programação Neurolinguística é um processo educacional sobre como usar melhor o cérebro. (Richard Bandler)
  8. PNL é o estudo da excelência humana. (Steve Andreas e Charles Faulkner )
  9. PNL é a capacidade de dar o melhor de si mesmo com mais frequência. (Steve Andreas e Charles Faulkner )
  10. PNL é o método prático e eficaz para realizar uma mudança pessoal. (Steve Andreas e Charles Faulkner )
  11. PNL é a nova tecnologia de sucesso (Steve Andreas e Charles Faulkner )

    O que dizem sobre a PNL –

 

 

TAGS: O que é PNL, Programação Neurolinguística, Richard Bandler, John Grinder, sugestão de livros, programação fortalecedora, crenças, pressupostos da PNL, #O que é PNL ? definições de Programação neurolinguística. o que significa Programação neurolinguística.

Imagens: Pixabay

O segredo que você leva para cama para atrair coisas boas!

Atrair coisas boas 3

 Se somos abençoados, sortudos ou queridos do universo, é porque sabemos pedir e atrair  coisas boas.  O que você levar para a cama, vai fazer seu cérebro trabalhar nesses pensamentos e sentimentos e atrair mais destas coisas boas para sua vida. Continue lendo O segredo que você leva para cama para atrair coisas boas!