Livros de auto ajuda, ajudam mesmo?

auto-ajuda          Os livros de auto ajuda  fazem o maior sucesso nas livrarias. Chamam a atenção das pessoas que passam, prometendo sucesso, riqueza, desenvolvimento pessoal, felicidade, superação e vitória. Eles são conhecidos como livros para desenvolvimento pessoal ou auto conhecimento.   Seus títulos são sugestivos, provocam a curiosidade e uma vontade de mudança. Fazem as pessoas acreditarem que podem mudar todas as coisas. Eles são categorizados de autoajuda porque não se trata de um livro de ficção cientifica, romance ou livro técnico, são estudos profundos sobre o ser humano e o poder de influenciar o universo que vivemos.

             Mesmo com tanto sucesso, esses livrosainda sofrem preconceitos. A grande dúvida para muitos é se eles realmente fazem alguma diferença na vida de quem os lê.

                Alguns acham que eles servem apenas para encher os bolsos dos escritores enquanto a maioria acha que realmente fazem diferença na vida de quem quer conhecer a si próprio e se desenvolver.

São criticados e odiados por alguns, por outros são amados e devorados como se fosse algo necessário para matar a sede da alma. Muitos autores de livros de auto ajuda são adorados como se fossem super-homens que enfrentam tudo na vida e vencem sempre.

Crítica aos livros de auto ajuda

     Alguns escritores criticam os livros de auto ajuda, alegando que são utilizados para confundir as necessidades humanas e que não funcionam. Mas eles acabam copiando a essência destes livros e utilizando em suas obras. Os autores que criticam não venderiam livros falando que você não é capaz, ou que você é fraco e não consegue realizar algo. Então, sempre colocam em seus livros uma certa dose de autoajuda, que eles chamam de otimismo, de autodesenvolvimento, de desenvolvimento pessoal, ou de treinamento de pessoas. Esses críticos tentam desqualificar os autores de autoajuda para que esses livros não sejam vendidos; é como aquelas pessoas que em vez de mostrar serviço, buscam mostrar o erro dos outros para parecerem melhores.

      Se você lê muitos livros, sempre vai encontrar a essência fundamental dos livros de desenvolvimento pessoal neles. Se o livro é bom ele faz o leitor acreditar que pode. Ninguém lê um livro que passa a mensagem de que você não pode.

Você sempre pode fazer melhor, dizem os livros de auto ajuda

auto-ajuda       As pessoas possuem problemas, traumas, crenças negativas, limites mentais. Elas precisam ouvir que podem. Elas necessitam de palavras de incentivo para andar para frente, a sonhar, a olhar a parte boa da vida e ouvir que podem viver sem medo, sem doenças, sem restrições financeiras e que podem superar qualquer coisa. Precisam de uma base para trabalhar internamente, e essa base é a esperança de que se acreditarem as coisas mudarão. Os livros de auto ajuda oferecem essa base, esse incentivo para agir. Eles mostram às pessoas que se elas acreditarem em algo e persistirem alcançarão seus objetivos.

     Temos necessidades de aprovação, de amor, de sermos reconhecidos pelo que fazemos. Mas, não precisamos que outros nos aprovem, que outros nos reconheçam e que nos elogiem, precisamos nos aceitar e nos amar como somos, e esses livros ajudam a se desenvolver e acreditar que tudo é possível.

Quando olhamos as prateleiras das livrarias, na seção de auto ajuda as soluções se apresentam em títulos que resolvem tudo. Todos os segredos, métodos e receitas estão ao alcance das mãos. Eles mostram a forma correta de pensar para alcançar resultados, mas a atitude depende de cada um, e ler um livro já é uma demonstração de que estamos dispostos a agir.

       Sempre podemos fazer mais e melhor tudo o que estamos fazendo. A motivação é interna e quem se mantiver motivado sempre esta em destaque e na frente daqueles que andam desmotivados. O motivo que precisamos para agir pode ser provocado por uma palavra de incentivo, um desconforto por uma situação ou uma critica, ou por objetivos que queremos alcançar. Encontrar os meios para se manter motivado é essencial para se auto desenvolver e escalar os degraus da satisfação.

Desenvolvimento pessoal

desenvolvimento pessoal         As pessoas podem se desenvolver e atingir níveis mais altos de sucesso em tudo que fazem. A Vida financeira, familiar, profissional e pessoal pode ser desenvolvida. Provocar o auto desenvolvimento é o objetivo dos escritores que escrevem os livros de auto ajuda.

         Não podemos Ignorar o bem que eles provocam, a motivação que eles geram nas pessoas, a sensação de que tudo pode ser mudado e que temos uma força interior, um poder que podemos acessar com algumas técnicas que podem ser aprendidas.

         Você pode chamar de otimismo, resiliência, auto ajuda, desenvolvimento pessoal, ou qualquer nome que você preferir. Tudo é auto desenvolvimento humano. Ele é contínuo desde o nascimento até a morte e isso determina o grau de satisfação que teremos na vida. O conhecimento nunca se esgota.

Pessoas de sucesso

       Otimismo é a essência dos livros de autoajuda. Pessoas otimistas fazem sucesso em qualquer lugar. Todas as pessoas de sucesso que você conhece provavelmente são otimistas e acreditam neles próprios, nessa força interior e em uma força que atrai as coisas que querem quando acreditam. Então prefiro defender os livros de autoajuda e quanto mais eles nos fizerem acreditar que nós podemos, melhor. Prefiro seguir quem ficou na historia quem fez diferença para o mundo, quem usou palavras para mudar vidas, quem fez algo pela humanidade, quem me faz acreditar, quem me diz que eu posso.

Ler ou não ler os livros de autoajuda. Eis a questão!

       Desaprovar os livros de auto ajuda significa criticar grandes sábios como René Descartes (1596 – 1650) que escreveu: “Penso, logo Existo”, Apostolo Mateus que disse: “E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”, Buda (563a.C-483ª.C) que deixou a mensagem: “Tudo o que somos é resultado do que pensamos.” , Alexander Graham Bell, Albert Einstein e o até o próprio Jesus Cristo. Todos deixaram uma mensagem para nos ajudar a entender a força interior que temos. Acreditar é o inicio de todas as s realizações humanas.

Compre os melhores livros de auto ajuda na Livraria Saraiva.

 

Deixe uma resposta