Metáfora do elefante preso por uma pequena corda

metafora e parabola do elefanteO circo se instalou naquela cidade e trouxe várias atrações. Logo as pessoas se aglomeravam para ver a principal delas, um elefante, que durante o dia ficava do lado de fora amarado por uma pequena corda.  

Um jovem observando aquela pequena corda que segurava o animal, se aproximou do domador que tratava o bicho e expos a sua curiosidade.
PUBLICIDADE

– Amigo! Esta pequena corda não vai segurar esse elefante se ele resolver escapar. Pode ser perigoso um bicho desse tamanho solto pelas ruas de nossa cidade.

O que respondeu o domador olhando calmamente para o curioso.

– Ele nunca vai escapar!

O jovem insistiu.

-Mas como você tem tanta certeza que ele nunca tentará escapar? È um espaço pequeno e esta fina corda não vai segura-lo se revolver conhecer a cidade.

O domador olhando dentro dos olhos do rapaz esclareceu.

– Ele não sabe da força que tem!

O rapaz não satisfeito questionou aquele homem que parecia ser imune da preocupação.

-Mas ele poderia tentar e logo saberia que é muito mais forte do que esta corda que o prende.

O domador continuando a tratar o elefante respondeu o rapaz curioso.

– Para ele saber que pode, teria que ser treinado desde pequeno. Agora já é adulto e segue as ordens como aprendeu durante a vida.

O rapaz sorriu com um olhar sarcástico.

-há, mas se um ele tentasse, você estaria em apuros.

O domador devolveu o sorriso com o mesmo sarcasmo que foi interrompido.

-Meu jovem, quantas pessoas você conhece que seguem ordens todos os dias e nunca fizeram nada diferente do que foram treinados? Que nunca tentaram escapar? O elefante é como uma pessoa. Amarrado desde pequeno em uma corrente, ele vai tentar, e tentar escapar daquele espaço querendo descobrir novas coisas. Com o tempo vai acreditar que nunca conseguirá e assim podemos amara-lo, domá-lo e usa-lo para o que quisermos. Com uma pequena corda, ou até um barbante podemos segura-lo. Enquanto estiver alimentado em sua zona de conforto, este pequeno espaço, nunca tentara nada diferente.

 

TAGS: Metáforas, Dicas de PNL, Programação neurolinguística, PNL, O elefante amarrado com uma pequena corda, Parábolas, metáfora, suas finanças pessoais.

Deixe uma resposta