neurônios espelhos e neuromarketing

Neurônios espelhos e o Neuromarketing

Os Neurônios espelhos  são células cerebrais essenciais para o aprendizado. As pessoas sorriem quando você sorri, muitos bocejam quando você boceja e sem você perceber, imitam muitas das suas manias, emoções, humor, palavras e gestos.

Descoberta do Neurônios espelhos

Os neurônios espelhos forma descoberto por acaso pela equipe do   Neurocientista  Giacomo Rizzolati  da universidade de Parma na Itália. Eles faziam experimentos colocando eletrodos na cabeça de macacos e observando a atividade cerebral enquanto faziam algumas tarefas. Por  um caso, observaram que a mesma região do cérebro do macaco era ativada quando ele fazia algo ou simplesmente  observa alguém fazer. Um dos integrantes do grupo entrou no laboratório com um sorvete e ao leva-lo a boca o cérebro do macaco teve atividade na mesma região do cérebro de quando ele mesmo degustava algo.

Os profissionais de neuromarketingneurônios espelhos e neuromarketing

Os profissionais de neuro marketing conhecem o poder dos neurônios espelhos para gerar comportamentos. Usam isso para estimular hábitos para o consumo.

Assim como os outros nos espelham em alguns comportamentos, nós também espelhamos outras pessoas. Sorrimos quando vemos alguém sorrir, bocejamos quando vemos alguém bocejar, repetimos os termos da moda e imitamos aqueles que admiramos.


Aprendemos imitando outras pessoas

Aprendemos desde que nascemos, imitando  as ações dos outros. Conforme a idade vai avançando, vamos imitando (espelhando) pais, adolescentes, tribos, jovens, pessoas de sucesso. O primeiro cigarro, o primeiro copo de bebida alcoólica, os primeiros comportamentos foram  gerados em nós pela  imitação.

Espelhamos emoções, humor, intenções, movimentos, expressões, atitudes. Sorrimos quando alguém sorri para nós, ficamos tristes quando vemos alguém sofrendo, ficamos animados quando alguém está animado. É atreves dos neurônios espelhos que aprendemos a sorrir, a andar, a falar e a agir no mundo.

Influenciamos e somos influenciados pelos outros

Somos influenciados pelas opiniões, crenças, humor atitudes das pessoas que mais andamos. Quanto mais próximos somos de alguém, mais influenciamos e somos influenciados por ele.

Um recurso poderoso na comunicação

Os neurônios espelhos podem ser um recurso poderoso na comunicação. Segundo alguns neurocientistas, é devido aos neurônios espelhos que somos capazes de interpretar metáforas. Com esse recurso pode-se criar empatia, mudar o humor de uma platéia, equipe ou amigo e criar Rapport.

Os Neurônios espelhos  e os hábitos de consumo

O neuromarketing pode ser definido como o estudo sobre como o cérebro reage a estímulos. Como despertar os desejos, motivações e impulsos. Nessa ciência vale despertar todos os sentidos para gerar impulsos de consumo. Cheiros, musicas, imagens, emoções, arquétipos, tudo é levado em conta.

A mídia usa esse conhecimento como uma ferramenta para vender para neurônios-espelhos. Queremos possuir o carro que aquela pessoa de sucesso usa. Desejamos coisas que os outros ostentam e os profissionais de marketing sabem disso. Usam esse conhecimento o tempo todo para nos vender coisas.

Um experimento sobre neurônios espelhos de 7 milhões de dólares

O livro “A logica do consumo” de Martin Lindstrom, foi escrito depois que o autor, concluiu uma experimento que custou 7 milhões de dólares. Lindstrom que é um dos maiores especialistas em marketing e marcas, recebeu patrocínio de várias empresas para desenvolver o experimento. A pequisa cientifica foi reveladora. Até o consumo de drogas é gerada por  estímulos, que não temos consciência.

Esse conhecimento pode ser usado para estimular comportamentos para o bem, para se proteger das armadilhas do consumo e para evitar o marketing do comportamento direcionado.


Resumo do Post

  • Neurônios espelhos  são células cerebrais essenciais para o aprendizado.
  • Profissionais de neuro marketing conhecem o poder dos neurônios espelhos para gerar comportamentos.
  • Assim como os outros nos espelham em alguns comportamentos, nós também espelhamos outras pessoas.
  • Aprendemos desde que nascemos, imitando  as ações dos outros.
  • Espelhamos emoções, humor, intenções, movimentos, expressões e atitudes.
  • Nessa ciência vale despertar todos os sentidos para gerar impulsos de consumo.
  • Até o consumo de drogas é gerada por  estímulos, que não temos consciência.
  • Esse conhecimento pode ser usado para estimular comportamentos para o bem.
  • É devido aos neurônios espelhos que somos capazes de interpretar metáforas.

Gratidão!

TAGS: Neurônio espelhos, Neuromarketing, PNL, Programação neurolinguística, Escola finanças.

Deixe uma resposta