programação neurolinguística (PNL)

O que é programação neurolinguistica (PNL) – A moderna tecnologia do sucesso

 Programação neurolinguística (PNL) é o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano. Todo comportamento tem uma estrutura, e o comportamento define os nossos resultados. Mudando essa estrutura, mudamos o comportamento e consequentemente, os resultados.




Se você tem um comportamento de insegurança perante lugares altos, por exemplo, este comportamento tem uma estrutura na sua mente, que é diferente da estrutura subjetiva de outra pessoa que se senta segura na mesma situação. A altura no caso tem um significado para você. Provavelmente você vê, ouve ou sente algo diante da altura. Esta estrutura se formou com as experiências passadas que gravaram em sua mente que altura é perigoso. Como uma criança  gatinhando chega  próximo a um forno quente  e encosta a mão. O cérebro da criança vai gravar aquela experiência, ele vai dar um significado para aquele acontecimento. Daquele momento em diante, para ela, fornos sempre queimam a mão.  Como a criança que queimou a mão pode mudar seu comportamento diante de fornos, a estrutura do medo de altura também pode ser alterada fazendo que você mude o comportamento diante de lugares altos.

Criadores da Programação neurolinguistica (PNL)

A Programação neurolinguistica (PNL) foi criado por  Richard Bandler e John Grinder no inicio dos anos 70. Grinder era professor de linguística enquanto Bandler bacharel em psicologia e filosofia. Começaram a desenvolver seus estudos modelando  terapeutas da época que alcançavam grandes resultados com seus pacientes. Os terapeutas modelados foram Milton Erickson (Hipnose clinica), Virginia Satir (terapeuta familiar)  e Fritz Perls ( Gestalt terapia)

Programação neuroliguistica a Moderna tecnologia do sucesso

Steve Andreas e Charles Faulkner, chamaram a Programação Neurolinguística (PNL) de a “nova tecnologia do sucesso” no livro que leva a mesma definição. Como uma tecnologia para o sucesso, nossos programa mentais  para agir  podem ser alterados, assim atingiremos resultados diferentes.

Programação + neuro + linguística 

Programação – são os programas instalados em nossa mente. Comparado a um computador, o nosso cérebro possui programas  que geram  pensamentos, sentimentos e ações e essa estrutura é que define os nossos resultados.

Neuro – refere-se aos caminhos neurais  que acessam o  sistema nervoso.

 Linguística – refere-se a  nossa linguagem verbal e não verbal. Como nos comunicamos com n´os mesmos e com o mundo.

Ver mais sobre Programação neurolinguística

 O que é PNL

Pressupostos da PNL (programação neurolinguística)

Os Filtros da percepção (PNL) – como construímos nosso mundo

O que é PNL dinheiro

 

 

 

 

 

TAGS: Programação neurolinguistica, PNL dinheiro.

IMAGEM: Pixabay

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: