Os 4 compromissos da filosofia tolteca

Os 4 compromissos da filosofia Tolteca -Quebrar a força do medo

   Os compromissos da filosofia Tolteca são crenças que aquela antiga civilização cultivava para garantir uma vida livre, feliz e realizada.

Os Toltecas foram um povo pré-colombiano mesoamericano que dominaram grande parte do México central entre os séculos X e XII. Lideres desses povos eram considerados muito próximos as divindades. Os Povos Toltecas possuíam compromissos (crenças) que garantiam uma vida plena e feliz.

Don Miguel Ruiz em seu livro “Os quatro compromissos” um guia prático para a liberdade pessoal, descreve a filosofia do povo Tolteca. Segundo o autor, eles consideravam o mundo como um grande sonho humano criado pela mente. Tudo é criado pela mente, tudo é projetado pela mente.

Os compromissos poderiam gerar energias que vão se perdendo devido aos medos. Assim, poderiam ter uma vida feliz e abundante.

Os 4 compromissos da filosofia Tolteca

  1. Seja impecável com sua palavra
  2. Não leve nada para o lado pessoal
  3. Não tire conclusões
  4. Sempre dê o melhor de si

 

1 -O Primeiro compromisso Toltecas

Seja impecável com sua palavra – O mais importante deles é o compromisso com o que se fala. Como o conhecido proverbio “a vida e a morte estão no poder da língua”.

2- O Segundo compromisso Toltecas

Não leve nada para o lado pessoal – As pessoas quando falam de você, na verdade estão falando delas mesmas. Então o melhor é amar as pessoas mesmo com todos os defeitos que elas tentam colocar em você. Alguém pode falar que você não é bom o suficiente, mas é ela que está tentando se afirmar no mundo.

3- O Terceiro compromisso Toltecas

Não tire conclusões. Nós temos a tendência para tirar conclusões muitas vezes precipitadas sobre as coisas, situações  e pessoas. Nossa autocritica e nosso medo do desconhecido faz com que percebamos coisas que não são inteiramente reais. Como o pressuposto da PNL “O mapa não é o território”. Nossos mapas mentas que possuem generalizações, omissões e distorções não são a representação de toda a  realidade.

4 – O quarto compromisso Toltecas

Sempre dê o melhor de si – O quarto compromisso dos Toltecas é Sempre dar o melhor.  Não importa se alguém está vendo ou não o que você está fazendo, sempre dê o melhor de si. A própria vida vai te recompensar. Todas as formas de atrair coisas boas  passam primeiro por fazer bem feito e depois receber.

TAGS: Os Toltecas, civilizações Toltecas, Povos Toltecas, Programação neurolinguística, PNL. Imagem: Pixabay

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: