Otimismo

 

otimismo 6Os pensamentos, intenções e palavras podem secar árvores, alterar as moléculas da água, apodrecer alimentos, alterar a fisiologia de uma pessoa e ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

 

Otimismo é a qualidade mais importante para o sucesso pessoal e profissional

O renomado psicólogo e professor da universidade da Pensilvânia, Martin Seligman, pesquisou durante 22 anos, qual é a qualidade mais importante que um individuo pode desenvolver para atingir o sucesso pessoal e profissional. O resultado de todos esses anos de pesquisas resultou na descoberta da qualidade mais importante, o otimismo.

 

Palavras negativas secam arvores – Ilha de Salomão

pensamento seca árvores

 

No pacifico sul há uma ilha chamada “ilha de Salomão” onde as árvores são sagradas para os nativos da ilha. Quando eles precisam cortar árvores para utilizar a terra para a agricultura, eles gritam palavras pessimistas para as arvores para que elas sequem. Os nativos se reúnem durante algum tempo todos os dias e ficam xingando as arvores e dizendo palavras negativas. Ao final do período as árvores morrem e são arrancadas.

O otimismo provoca alterações nas moléculas da água – A mensagem da água

cristais de água

Masaru Emoto, Cientista japonês, demonstrou em um experimento, como as moléculas de água se comportam diante de sons, palavras, pensamentos, orações, declarações e intenções positivas e negativas. A técnica usada pelo cientista era expor a água a essas experiências, depois congelar e fotografar os cristais que se formavam. O resultado foi incrível. Exposta a fatores positivos as moléculas formavam lindas figuras, enquanto expostas a palavras negativas as figuras  que se formavam eram muito feias.

Frases positivas mantem arroz saudável- experiências com arroz integral

experiencia com arroz

Experiência parecida com a da agua é feita em alguns cursos de PNL utilizando arroz integral, que depois de cozido, são separados em dois potes. Um dos potes é exposto ao otimismo, enquanto o outro exposto a intenções e palavras negativas. O que se observa em alguns dias é que o arroz que foi exposto a pensamentos e palavras otimistas permaneceu claro e saudável, quanto o segundo se tornou escuro e cheio de bolores.

Nossa fisiologia é alterada pelo otimismo e pelo pessimismo

fisiologia

Nossa fisiologia sofre o impacto positivo ou negativo de nossas interações com o mundo. Nossa mente omite distorce e generaliza as coisas que vemos e como vemos. Quando enxergamos algo podemos estar omitindo a parte positiva da vida. Podemos estar distorcendo ou generalizando como se tudo fosse péssimo enquanto tudo ou boa parte  pode ser ótimo. As interações negativas são mais fortes que as positivas. Os obstáculos em geral têm mais valor, pois o cérebro é construído mais para recuar do que para ir em frente. Isso porque são as experiências negativas, e não as positivas, que normalmente têm mais impacto na sobrevivência. (Hanson 2012)

 Em um relacionamento, é necessárias cerca de cinco interações positivas para compensar os efeitos de uma única negativa (Gottman 1995).   Alguns estudos científicos mostram que ao entrarmos em uma discórdia com alguém, temos uma perda de 6% de nossa imunidade. 

 

Você pode escolher o otimismo ou o pessimismo

Se as palavras podem secar arvores, imagine o que pode fazer com você e com os outros a sua volta. Quando temos aquele dialogo interno, estamos falando palavras para nós mesmos. Quando conversamos, oramos, meditamos ou pensamos, estamos passando uma intenção para o mundo. Essa intenção pode ser otimista ou pessimista. Podemos escolher.

 “Prefiro ser otimista. Não conheço muitos pessimistas bem sucedidos.” Jorge Paulo Leman

Palavras e pensamentos negativos podem drenar a energia e até criar limitações e doenças. Mas pensar e falar palavras de otimismo altera os sentimentos, o ambiente, o nível de sucesso e a saúde física e mental. O resultado sempre é compartilhado!

“Sou um  jardineiro  aquilo que semeio, colherei; semeio  pensamentos (sementes) inspirados por Deus, como paz, sucesso, amor, harmonia e boa vontade. Joseph Murphy

O otimismo é olhar as coisas pelo lado bom e esperar que as coisas sempre ocorram de forma favorável e positiva.

Há muitas formas de expressar otimismo. Esperar sempre o melhor da vida, ver o lado bom das coisas, tirar experiência e conhecimento dos erros, estar satisfeito com o estado das coisas que está vivendo.

 

O otimismo e o pessimismo passam pelos nossos filtros mentaisotimismo ou pessimismo

Percebemos os eventos externos através de nossos sentidos. Processamos internamente passando por nossos filtros mentais e depois representamos internamente o acontecimento através de imagens mentais, palavras, sons, sensações e emoções. E em seguida Apresentamos a informação para o mundo a nossa volta de forma verbal ou não verbal.

O otimismo pode ser aprendido

Não nascemos otimista ou pessimista. Essa qualidade é criada através das experiências vividas durante a vida e pela forma que vemos essas experiências. Nossos filtros mentais formam nosso mapa para ver o mundo, mas o mapa pode ser alterado. Quando começamos a focar o lado positivo das coisas e experiências, estamos também alterando nosso mapa para ver o mundo.

 

Dicas para ser mais otimista

dicas para ser otimista

  • Preservar um dialogo interno positivo;
  • Adotar uma postura otimista perante a vida;
  • Ler ótimos livros;
  • Estudar Programação neurolinguística (PNL)
  • Praticar meditação,
  • Fazer uma lista de agradecimentos;
  • Sorrir para as pessoas;
  • Praticar o otimismo todos os dias;
  • Focar o lado bom das coisas;
  • Criar hábito de pensar positivo;
  • Ouvir boas músicas;
  • Ler citações, frases e mensagens de positivas;
  • Criar objetivos;
  • Viver com proposito.

TAGS: Otimismo, frases de otimismo, mensagens de otimismo, Ótimo, PNL, Programação neurolinguística, livros de otimismo

IMAGENS: Pixabay

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: