Parábola – crise e o vendedor de suco

“A crise e o vendedor de suco”
Em um pequeno vilarejo havia um comerciante que vendia suco de laranja em uma pequena barraca na beira de estrada. O comerciante não tinha formação, mas fazia o melhor suco de laranja daquele lugar e todos que passavam por aquela estrada, sabendo do sucesso que seus suco faziam e o grande movimento da barraca, não resistiam e paravam para provar . Aquele comerciante sustentava toda a família com o dinheiro que ganhava naquele pequeno comercio. Orgulhava-se de ter mandado o filho estudar na cidade grande e se formar na faculdade.
Certo dia o filho já formado e trabalhando em uma grande empresa, foi visitar o seu velho pai. Trouxe muitas noticias da cidade grande e deixou seu pai bem informado. Disse o rapaz ao seu pai que uma grande crise estava por vir, que as ultimas noticia dos jornais eram confirmando o que todos já estavam falando, seria um ano difícil.
O pai agradeceu o filho por ter trazido as noticias e logo tomou algumas providencias para se precaver da crise.
O comerciante com medo começou a diminuir as laranja e utilizar mais agua e gelo, assim o custo era menor em cada suco que vendia.
Em pouco tempo o movimento de sua barraca começou a diminuir, seus sucos já não faziam tanto sucesso, o local começou a ficar mais triste, o comerciante que antes era alegre agora mostrava preocupação em seu rosto e suas palavras eram de pessimismo perante a vida. Os viajantes que passavam pela frente da barraca não tinham mais curiosidade para parar em um lugar que estava sempre vazio.
O comerciante não conseguindo mais o sustento da família e fechou seu negocio. Ao fechar as portas disse para sua esposa:
-Nosso filho é muito inteligente, ele tinha toda a razão quando nos falou que uma grande crise estava por vir.

O velho se vendo com dificuldades financeiras e não conseguindo mais sustentar a família, foi buscar ajuda do filho. O rapaz vendo a situação do pai, não se negou em ajudar. Uma palavra criou uma crise no pequeno comercio, gerou falência, desemprego, e atingiu toda uma família e enfim refletiu na vida daquele rapaz que agora tem que sustentar sua parentela.

Comentário sobre a “parábola crise e o vendedor de suco”

Uma crise começa na cabeça das pessoas e todos os pensamentos negativos somados contribuem para ela acontecer. Tanto o otimismo como o pessimismo é contagiante.
Pensamentos negativos e pensamentos positivos são duas forças que governam a cabeça das pessoas e define o resultado de uma família, de uma empresa, um grupo de pessoas, e até de um país.
O primeiro passo para acabar com um negocio é dar atenção aos pensamentos negativos. Eles tiram a motivação e a coragem provocando mudanças de estratégias .
Uma crise se percebe muito antes de se estabelecer seguindo o pensamento da maioria. Quando a muitos falam em crise, ela é criada pela atitude da maioria, enquanto os que acreditam nas oportunidades infinitas, nas crises sãos os que mais enriquecem.

Se gostou desta parábola, vai gostar destas:

 

TAGS: Parábola, PNL, Programação neolinguística, pensamento positivo, otimismo, Parábola crise e o vendedor de suco.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: