Referências bibliográficas e científicas

Priming

O priming é um efeito experimental que se refere à influência que um evento antecedente (prime) tem sobre o desempenho de um evento posterior . Pesquisas feitas da década de 1980, comprovou que ao ouvir, ler, ou lembra de uma palavra, a mente acessa muitas outras relacionadas, causando mudanças imediatas na pessoa. Até mesmo a fisiologia é alterada ao ser exposta a certas palavras. Psicologa Kathleen Vohs que conduziu a experiencia com as palavras assoadas a dinheiro, suas descobertas sugerem que viver em uma cultura que nos cerca com lembretes de dinheiro pode moldar nosso comportamento e nossas atitudes das quais não temos consciência (Kahneman, 2011)

Marshmallow – Experiência sobre recompensa imediata e paciência 

Daniel Goleman, Ph.D., que escreveu o livro Inteligência Emocional. O autor conclui que as pessoas, que são capazes de exercitar a paciência ao postergar a gratificação, estão mais propensas a ter sucesso na vida. Goleman documenta um estudo que foi realizado nos anos 60 no qual um pesquisador convida crianças para uma sala comum, uma a uma, e dá a cada uma um marshmallow. A capacidade de resistir ao impulso pode ser desenvolvida através da prática. As crianças que resistiram ao prazer imediato e esperaram o segundo marshmallow atingiram melhores notas na escola e se tornaram mais autoconfiantes e bem sucedidas quando adultos.(Inteligência Emocional – Daniel Goleman)

 

Poder da sugestão

Hipólito Bernheim, professor de medicina em Nancy, na França, entre 1910 e 1919, foi quem expôs o fato de que a sugestão do médico ao paciente se exercia através do subconsciente. Bernheim, na página 197 de seu livro Terapêutica Sugestiva, conta a história de um homem com paralisia da língua que resistira a todas as formas de tratamento. O seu médico disse-lhe que possuía um novo instrumento, com o qual prometia curá-lo. Depois, introduziu um termômetro de bolso em sua boca. O paciente imaginou que era o instrumento que ia salvá-lo. Instantes depois, gritava cheio de alegria que podia novamente mover a língua à vontade. (Terapêutica Sugestiva- Hipólito Bernheim, professor de medicina em Nancy, na França, entre 1910 e 1919)

Poder da sugestão

Na página 153 do livro de Hudson A Lei dos Fenômenos Psíquicos pode-se ler : “Hemorragia e estigmas sangrentos podem ser induzidos em certos pacientes por meio da sugestão”. O Dr. M. Bourm pôs um paciente em estado sonambúlico e fez-lhe a seguinte sugestão: “Hoje à tarde, às quatro horas, depois da hipnose, você virá ao meu consultório, sentar-se-á na poltrona, cruzará os braços e seu nariz começará a sangrar”. Na hora marcada, o jovem fez exatamente o que lhe fora determinado. Várias gotas de sangue saíram de sua narina esquerda. (página 153 do livro de Hudson A Lei dos Fenômenos Psíquicos)

Poder da sugestão

Felipe Paracelsus, famoso alquimista e médico suíço que viveu de 1493 a 1541, obteve grandes curas em seus dias. Foi dos primeiros a afirmar o que é hoje um fato científico óbvio, ao dizer: “Quer o objeto de sua fé seja verdadeiro ou falso, os efeitos obtidos serão os mesmos. (livro O poder do subconsciente p 32)

 

Otimismo–resultado de pesquisa durante 22 anos

O renomado psicólogo e pesquisador Martin Seligman apresenta os resultados de 22 anos de pesquisa que conduziu na Universidade da Pensilvânia, e concluiu que OTIMISMO é a qualidade mais importante que alguém pode desenvolver para tingir o sucesso pessoal e profissional.(Renato Grinberg, citação do livro O Instinto do Sucesso, pg 99 – referencia ao livro Aprenda a ser otimista, nova era, 2005 )

 

5 interações positivas para compensar uma negativa I

Em um relacionamento, são necessárias cerca de cinco interações positivas para compensar os efeitos de uma única negativa (Gottman 1995). John Mordecai Gottman (nascido em 26 de abril de 1942) Gottman foi reconhecido em 2007 como um dos 10 terapeutas mais influentes do último quarto de século . Ele é conhecido por seu trabalho sobre estabilidade conjugal e análise de relacionamento através de observações científicas diretas, (John Mordecai Gottman – reconhecido em 2007 como um dos 10 terapeutas mais influentes do último quarto de século)

 

Palavras secam arvores

Os nativos da ilha de Salomão matam arvores com o poder das palavras.

%d blogueiros gostam disto: