Técnica da ancoragem

Técnica da ancoragem – um recurso poderoso

Que tal sentir  um estado emocional incrivelmente poderoso na hora que você quiser?
Esse é o efeito da técnica da ancoragem. Uma das técnicas desenvolvida em PNL (programação neurolinguística) para eliciar estados emocionais desejáveis. Você pode sentir-se corajoso, seguro, feliz, com energia no momento que você quiser. Como um gatinho na mente, que dispara o estado emocional que você deseja naquele momento.




Usando a técnica da ancoragem com fotos

Se você olhar uma fotografia de um momento feliz que tenha passado, você ficará alguns instantes lembrando aquele momento feliz. Neste momento você esta ancorado naquele estado de felicidade, sua mente lhe remete àquele momento e o estado emocional que essa lembrança ativa em sua mente, é  um gatilho para sentir-se feliz. O bom dessa técnica é que você pode  provocar estes estados em qualquer momento, pelo tempo que quiser e pode utilizar diversos recursos para isso. Uma musica, uma imagem, um toque, um sabor ou um cheiro. E tudo pode ser mentalmente, colocando uma imagem na cabeça, um som ou uma sensação corporal.

Ancorar um estado emocional com lembranças

 Imagine estar andando de pés descalços em uma linda praia que você já frequentou. Pronto, você esta utilizando a técnica da ancoragem. Agora viaje mentalmente para diversos lugares e lembranças felizes. As sensações daqueles momentos se repetem. Sua mente não sabe distinguir se você esta só imaginando ou está passando realmente por aquela situação. Essa técnica é muito utilizada para atletas de alta performance para eliciar estados desejados de campeão.

Utilizando a técnica da ancoragem para alterar estados indesejados

Muitos estímulos inconscientes e indesejados  podem ser modificados com ancoras que podemos criar.

Como um navio ancorado em um porto, você pode ficar ancorado em estados emocionais, estados de poder, lembranças poderosas, e criar hábitos incríveis. Algo que lhe provoca um estado emocional indesejado, pode ser alterado com essa técnica. Toda vez que o estimulo se apresentar, troque por uma ancora  mais desejável. Você pode fazer isso com um toque em uma parte do seu corpo.

Ancoragem com uma sensação corporal

A técnica da ancoragem pode ser utilizada com sensações no corpo. Essa técnica consiste em criar um estado mental desejado enquanto toca em uma parte do corpo para ancorar o estado. Depois de algumas repetições, aquele toque no local ativará  esse gatilho mental da nova sensação.  Podemos potencializar a ancoragem  tornando inconsciente. Um toque no braço, por exemplo, seu inconsciente depois de treinado para isso, ancora automaticamente  o estado desejado  o qual  foi treinado.

Criando uma poderosa ancora com musica

Dia desses ouvi uma historia de um jovem que utilizava essa técnica de ancoragem com musicas ao levantar. Ele colocava um musica agitada daquelas que provocava uma sensação de energia em seu corpo. Esse estado era como uma ignição para começar o dia.

Você pode criar suas ancoras, as ferramentas estão em todo lugar, como um semáforo que se abre disparando um gatinho para fazer-lhe andar. Imagens, sensações, cheiros e sons, podem disparar gatilhos mentais que o levem para os melhores estados emocionais.

 Técnica da ancoragem para sentir-se confiante

Algumas situações deixam qualquer pessoa desconfortável e insegura. Falar em publico por exemplo. Mesmo os mais experientes palestrantes, confessam que sentem frio na barriga antes de se apresentarem. Quando não se tem tanta experiência a insegurança é ainda maior, chegando ao ponto de algumas pessoas travar ao se apresentar em publico. A técnica da ancoragem é utilizada para provocar uma sensação de confiança nestes momentos. A técnica é muito simples, mas deve ser  repetida algumas vezes ate a mente gravar este comando como um gatilho.

Passo a passo para a técnica da ancoragem para auto confiança:

  1. Feche os olhos, imagine situações que você foi muito bem sucedido e que lhe tragam sensação de confiança;
  2. Quando estiver sentido confiante, ancore este estado, ou seja, toque em um local do teu corpo, ou aperte os dedos polegar e indicador;
  3. Repita 7 vezes esse procedimento;
  4. Esse toque deve ser sempre no mesmo local e com a mesma força;
  5. Depois das repetições, seu cérebro vai entender que aquele toque é um comando, uma ordem para eliciar a sensação de confiança que antes fora treinado;
  6. Teste a ancora. Se exponha à situação desconfortável e ative o gatinho tocando no local do seu corpo que se tornou a ancora;
  7. Se precisar de reforço, retorne o exercício e reforme ainda mais a ancora.
Técnica da ancoragem para a vida financeira

A técnica ancoragem é muito utilizada para fazer você consumir, para fazer você gastar o seu dinheiro. Cheiros borrifados na frente de lojas, aquele cheirinho de carro novo, aquele cheiro irresistível de café na frente das cafeterias, aquelas imagens de jovens felizes pulando para cima com as marcas mais famosas, aquelas batidinhas nas costas do vendedor que esta louco para vende-lhe algo. São ancoras criadas para fazer sua mente sentir sensações agradáveis e felizes, e fazer você gastar dinheiro.

Faça um favor para o suas finanças. Crie um gatilho de proteção. Imagine um valor muito alto em sua conta de investimentos e depois ancore em seu corpo essa sensação de alegria por ter dinheiro investido. Quando sentir-se tentado a gastar por um cheiro, uma imagem ou um toque, ative o gatilho da sua conta investimento, tocando a ancora que você criou.  Isso vai fazer você trocar a sensação e o desejo de gastar por  aquela sensação de alegria por ter  dinheiro  em investimentos trabalhando para você.

 

TAGS: Técnica da ancoragem, PNL, programação neurolinguística, PNL dinheiro, educação financeira, gatilhos mentais.

Imagem: Pixabay

2 comentários sobre “Técnica da ancoragem – um recurso poderoso

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: