TESTE DE PERSONALIDADE

seja a pessoa certa no lugar certo
teste de personalidade

Combinando o tema teste de personalidade com o livro Seja a pessoa certa no lugar certo.

Um teste de personalidade é aplicado em processos seletivos sempre que uma empresa quer saber como uma pessoa vai se portar depois de contratado, mas sua aplicação em processo de seleção é pouco eficaz, não revelando a verdadeira personalidade do candidato.
Tanto para uma empresa como para um gestor de pessoas é muito difícil reconhecer as características de alguém antes de contrata-la e conviver com ela dentro da empresa ou na equipe de trabalho. O livro seja a pessoa certa no lugar certo de Eduardo Ferraz descreve muito bem o porquê algumas pessoas agem de certa forma e outras de maneira muito diferente.
Teste de personalidade pode ajudar uma pessoa na escolha de sua profissão e sem dúvida será muito eficaz, mas não serve para descobrir sua personalidade em um processo de recrutamento e seleção, ele é facilmente manipulado pelo candidato que no anseio de conseguir a vaga, vai responder não segundo seus filtros mentais e característica da sua personalidade, e sim conforme o que sabe em sua consciência o que a sociedade mais aceita como correto.
A mente consciente e a inconsciente são descritas no livro fazendo uma analogia a um elefante enorme e um pequeno homem (o condutor) que tenta controlar o elefante. Você vai entender depois que ler este artigo que no momento que o candidato esta respondendo o teste de personalidade, quem está no controle da situação é a mente logica e racional, ou seja, o condutor, enquanto depois que tiver empregado, quem vai comandar seu desempenho será o elefante, que guarda seus vies de personalidade, seus motivadores e outros fatores que determinaram seu desempenho.

Mapa mental do livro “seja a pessoa certa no lugar certo”

teste de personalidade
mapa mental teste de personalidade

  A pessoa certa no lugar certo

As pessoas trabalham insatisfeitas porque não são as pessoas certas nos lugares certos. Estar no lugar certo para trabalhar e não conseguir utilizar os talentos em uma empresa que não oferece os incentivos e oportunidade de acordo com as características de cada pessoa acaba por tornar aquele trabalho uma carga difícil de carregar. Seria muito bom poder fazer somente no que gostamos, poder trabalhar e fazer atividades que combinem com a nossa personalidade.
Existem comportamentos que podem ser alterados, outros não, por isso quanto mais conhecermos como as pessoas funcionam, mais fácil será de conseguir com que façam o que tem que ser feito, e trabalharão mais felizes e satisfeitas. Teste de personalidade pode servir para quem quer saber qual é o seu lugar certo para trabalhar, a atividade que mais combina com seu perfil, porque neste caso não teria o fator consciente de que estaria disputando uma vaga de emprego. As pessoas seriam mais felizes em seus empregos se fizessem um teste de personalidade e depois buscassem o trabalho que combinasse com seu modo de ser. Empresas podem utilizar desse método para descobrir em qual função cada pessoa será mais eficaz, devido elas já estarem empregadas, não teriam que pensar para responder e quem estaria no controle nesse caso seria mais o elefante do que o condutor.
O livro seja a pessoa certa no lugar certo é um excelente mateira de apoio para quem trabalha com gestão de pessoas, descobrir como cada pessoa funciona melhor e utiliza-las no lugar certo pode trazer um desempenho muito melhor.

Filtros mentais ou Viéses da personalidade

Conforme os estudos do autor, as pessoas possuem filtros mentais que muitas vezes distorcem a realidade. Os filtros do otimismo, pessimismo, teimosia, aversão a perdas e da injustiça são caraterísticas de nossa personalidade a qual se utiliza de roteiros mentais ou viés cognitivo para tomada de decisão.
O otimista vê tudo ótimo e acha que tudo vai dar certo no final, às vezes não medindo as consequências e deixando muitas vezes de perceber riscos, mas possuem muitas qualidades que os diferencia.
O pessimista, ao contrario vê tudo péssimo e acha que tudo vai dar errado. Sendo assim deixa de aproveitar muitas oportunidades por não enxerga-las dentro de sua visão restrita à parte ruim das coisas. Pode contaminar outros ao seu redor, mas também poderá observar riscos que não estamos vendo.
O teimoso ou confirmação é o que espera sempre estar certo e busca sempre algo para demonstrar que estava certo.
Medroso ou aversão a perdas é o tipo de inseguro, tudo pode dar errado, mesmo que tudo esteja se confirmando que vai dar certo.
Injustiçado é o viés de personalidade que sempre enxerga injustiça em tudo o que ocorre ao seu redor. Se alguém foi promovido, esse alguém foi beneficiado por alguém ou pelo processo. Se alguém ganha algo, seria ele sempre que deveria ter sido o contemplado.
Quando se estuda esses vieses consegue-se entender melhor as atitudes das pessoas e esses vieses podem estar dentro de um teste de personalidade para ser empregado a funcionários de uma empresa, mas não para candidatos a uma vaga de trabalho naquela empresa.
Uma pessoa age conforme seus filtros mentais, seus motivadores e seus talentos, e isso define como será seu desempenho no trabalho. Muitos estão no lugar errado, por isso não demonstram satisfação e não conseguem apresentar um desempenho satisfatório.

Quem controla as atitudes

Os vieses que condicionam nossa visão das coisas e nos fazem agir de acordo com eles vem do nosso celebro que é dividido de forma resumida em duas partes ou dois sistemas, o analítico e o automático.
Jonathan Heid um famoso psicólogo social descreveu esses sistemas fazendo uma analogia com um elefante e uma pessoa muito pequena  em cima sentado em suas costas tentando controlar o enorme elefante.
O sistema analítico (condutor) é aquele responsável pelo pensamento consciente, pela racionalidade, lento, dedutivo e tem memoria recente, necessita muito esforço, faz uma coisa de cada vez e cansa rapidamente. É responsável por 5% das decisões.
O sistema automático (elefante) é aquele responsável por 95% das decisões. Ele é inconsciente, irracional, instintivo, memoria antiga, rápido, não requer esforço, faz varias coisa ao mesmo tempo e nunca cansa. Ele é responsável pelos nossos vieses ou filtros mentais os quais foram gravadas na memoria desde a nossa infância e formaram nossos padrões de comportamento ou características de personalidade. Quanto mais antiga e mais repetida, mais marcantes serão esses padrões.
Se o seu elefante vê tudo ótimo em todas as situações, mesmo que seu consciente enxergue algum risco, quem vai decidir a situação será o elefante, ou você gastara muita energia para fazer o contrario do que ele esta querendo, é como se estivesse arrastando um elefante.
O melhor que temos é conhecer nosso elefante e em vez de tentar muda-lo totalmente, aproveitar o que tem de melhor e isso pode ser conhecido com um teste de personalidade.

Iceberg da personalidade para utilizar em testes de personalidade

Como você é? Seu Perfil comportamental é apresentado no livro de Eduardo Ferraz como um iceberg que possui 5 camadas, somente uma é visível, as outras estão submersas.
A primeira camada é a visível que o autor chama de “perfil comportamental” que mostra como você age no dia a dia.
A segunda camada que esta submersa, representa fatores profissionais motivadores, que indica o que faz você estar motivado ou não.
A terceira camada representa nossos talentos que são as qualidades que você se destaca naturalmente.
A quarta camada chamada de atitudes positivas que dão o acabamento na sua personalidade e lhe proporciona oportunidades.
A quinta camada é chamada de pontos limitantes que é denominada pelo autor como uma bola de chumbo gigante, capaz de afundar todas as outras camadas. Nesta camada é encontrada a procrastinação, aversão aos estudos e ao conhecimento, a preguiça e tudo o que deixamos de fazer em prol de nosso sucesso.

Cinco passos para conhecer nosso inconsciente (elefante) e ter um ótimo desempenho

Para controlar seu elefante e ter mais sucesso profissional pode-se utilizar um teste de personalidade e descubrir:
1- Seu perfil comportamental (dominância, influencia estabilidade, conformidade)
2- O que te motiva (dinheiro, segurança, aprendizado, aprovação social, auto realização)
3- Quais seus talentos ( artístico, esportivo, espacial, relacional, linguístico, matemático..)
4- Aprimore suas atitudes positivas ( disposição, proatividade, coragem, altruísmo…)
5- Corrija seus pontos limitantes ( procrastinação, insegurança, antipatia, resistência…)

Podemos ser felizes no trabalho

Passamos muito tempo tentando mudar pontos fracos enquanto poderíamos com muito menos energia reforçar nossos pontos fortes e trabalhar onde temos a chance de aproveitar nossos talentos. Nosso elefante sempre quer fazer as coisas automaticamente, quando repetimos algo muitas vezes, logo ele coloca aquilo no automático, é como aprender a dirigir, parece impossível fazer tantas coisas ao mesmo tempo, mas o elefante se encarrega de colocar tudo no automático. Cabe ao gestor de pessoas entender e dar oportunidades de aprimoramento e crescimento e para isso o teste de personalidade serve muito bem, e cabe a cada um de nós que desejamos o sucesso, reconhecer que somos um condutor frágil, mas com conhecimento e força de vontade podemos conduzir nosso inconsciente (o elefante) e direciona-lo para o lugar que queremos estar e pelos caminhos que queremos andar.

COMPRE AGORA Seja pessoa certa lugar certo

Ótimo mesmo Copyright

LIVRO: Seja a pessoa certa no lugar certo
Autor: Eduardo Ferraz

1 thought on “TESTE DE PERSONALIDADE

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: