tétrade pnl 2

Tétrade PNL – Percepção e comunicação que gera resultados

A porta da sala do diretor estava aberta. Fui caminhando naquela direção, enquanto a sensação de tremor nas pernas e o embrulho no estomago  parecia um grito do meu organismo me convocando para a fuga. Não sabia se era uma promoção ou uma demissão que me esperava de portas abertas. Um entrelaçamento de emoções e sentimentos tomavam conta de mim, ou melhor, não tomavam conta.  Pensamentos automáticos  pareciam ter vontade própria. Não conseguia cala-los. Inseguro e tremulo comecei a dominar e direciona meu dialogo interno. Eu posso! Eu sou importante!  Eu sou inteligente! Eu me amo! Sussurrava para mim mesmo.  E com esse monologo, entrei e sentei a frente daquele que agora parecia um homem tão normal, simpático, simples, de conversa mansa e um olhar de compaixão pelo próximo.

Causa e efeito -Tétrade PNL

Seus comportamento são influenciados  pelas suas emoções e sentimentos. E a fonte desses estados emocionais forma uma tétrade. Sua fisiologia, linguagem, pensamentos e crenças são a fonte dos seus estados emocionais. Essa tétrade é que acaba criando indiretamente o seu resultado. Muitas vezes não temos consciência desses fatores  (inconscientes) e não sabemos que mudando a fonte, mudamos o resultado. Na maioria das vezes tentamos mudar o efeito, em vez de mudarmos antes a causa do problema. E a causa, tem uma fonte tétrade.

Tétrade – PNL (programação Neurolinguística)

 tétrade

Percepção do mundo e representação interna

 

Um dos pressupostos da PNL é “O mapa não é o território”.  Criamos uma representação interna da realidade que interfere em nosso estado emocional. Essa representação passa por filtros em nossa mente que distorce, omite e generaliza.  Vamos gerando nossos resultados. Quando se muda uma crença, por exemplo, que nos limita por uma crença fortalecedora, tudo muda naquela situação.

Percepção e Projeção

Projetamos no mundo o que temos internamente.  Assim vamos dando significados as coisas e projetando significados. O que percebemos, recebemos como realidade.

O que é PNL (Programação Neurolinguística)

A experiência humana é criada por três fatores. (Veja mais em o que é PNL?)

  • Programação – Padrão
  • Neuro – Neurologia
  • Linguística – linguagem

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: